13/10/2016
Dicas / Empreendedorismo

Como manter o fluxo de caixa saudável

Um dos principais fatores para manter o sucesso de um negócio, independente do segmento, é saber gerir o fluxo de caixa. Com ele, é possível ter total conhecimento sobre todo o dinheiro que entra e sai, para controlar os gastos. No ramo de acessórios, não é diferente. Quem consegue administrar o fluxo de caixa da […]

Um dos principais fatores para manter o sucesso de um negócio, independente do segmento, é saber gerir o fluxo de caixa. Com ele, é possível ter total conhecimento sobre todo o dinheiro que entra e sai, para controlar os gastos.

No ramo de acessórios, não é diferente. Quem consegue administrar o fluxo de caixa da revenda de semijoias e mantê-lo saudável tem muito mais chances de ter sucesso em suas vendas e de evitar surpresas indesejáveis no futuro.

img_5747-edt

Mantenha seu fluxo de caixa saudável

Há um passo a passo que você deve seguir para que consiga manter o fluxo de caixa atualizado, bem administrado, ou seja, saudável. Veja os 05 tópicos que separamos para que você comece a gerir os seu.

Administre suas despesas

Registre cada gasto, cada movimentação, mesmo que o valor seja muito baixo. Isso será essencial para começar a fazer o seu fluxo de caixa funcionar e fundamental para qualquer análise futura.

Faça o controle do caixa diariamente

Fazer o acompanhamento diariamente do seu fluxo de caixa te ajuda a evitar surpresas e planejar ações futuras. As vendas que entram no fluxo de caixa são as de valor já recebidos. Sendo assim, as vendas a prazo não entram em seu fluxo.

Programe a longo e curto prazo

Com o fluxo de caixa atualizado você pode analisar a situação de curto e longo prazo. Você pode saber qual produto vende mais, como está o estoque de peças, se pode fazer promoções, se está vendendo bem, e muitos outros fatores.

Conheça seu estoque

Saiba exatamente o valor e a quantidade de peças do seu estoque. Isso te poupa de gastos com novas compras e contribui para que você consiga oferecer exatamente aquilo que tem reservado.

Automatizar o processo

Você pode fazer o controle do fluxo de caixa de maneira simples, com papel e caneta ou em planilhas do excel. Mas, se preferir, pode automatizar o processo usando softwares e aplicativos que fazem esse serviço para você.

img_7754

Fazer o controle frequente do seu fluxo de caixa é uma das chaves para um negócio bem sucedido. Se precisar de ajuda, conte com a gente aqui da Francisca Joias que teremos o prazer em atendê-la!

Francisca Joias Contemporâneas

Facebook Google+
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram