06/10/2017
Acessórios / Dicas / Post

Descubra como funciona a produção com cera perdida da Francisca Joias

Já ouviu falar do processo de cera perdida na fabricação de semijoias? O texto de hoje vai te ajudar a entender como funciona esse processo

Você já ouviu falar do processo de cera perdida? Quando é usada? O que tem a ver com a Francisca Joias? Pois agora vamos te explicar tudo sobre isso e como se encaixa na Francisca Joias. Confira abaixo:

O que é o processo de cera perdida?

Agora vamos falar a parte teórica resumida pra você entender. Nesse tipo de produção, um envolvimento cerâmico é criado ao redor de um protótipo, geralmente de cera ou plástico. O protótipo endurece para formar o molde de fundição removível. Se chama cera perdida porque durante o processo vaza a cera líquida, permitindo que a peça inicial se solidifique.

Veja nossos brincos e anéis

Esse processo é repetido diversas vezes até que se tenha o número de peças de cera desejadas. Elas são fixadas numa estrutura que lembra uma árvore, interligando todas em um só orifício de entrada. Isso permite a saída das peças provisórias de cera e a entrada do metal fundido.

Em seguida, a árvore é mergulhada em cerâmica e retocada com areia, aumentando a resistência e endurecendo a peça. Após isso, essa árvore é aquecida mais uma vez pra peça ter mais estrutura e rigidez, além da cera no estado líquido sair. Isso cria uma estrutura oca e permite que não haja choque térmico, o que causaria a quebra da estrutura.

Nossa, pra quê tudo isso?

Esse processo de cera perdida é muito usado na fabricação de joias e semijoias e é nesse momento que a Francisca Joias entra. Algumas de nossas peças são produzidas assim. Após isso tem o acabamento e a finalização, com aplicações das pedrarias e o banho.

Veja nossos brincos e anéis

Gostou de saber como funciona o processo de produção das nossas peças? Então acompanhe o nosso blog e veja mais informações como essa e outras curiosidades sobre a Francisca Joias. E se você gostou dos nossos acessórios, pode comprar aqui ou no nosso showroom. Fica na rua Haddock Lobo, 210, salas 701 e 702, Tijuca (RJ). Os números de contato são: (21) 21351398/ (21) 975330443. E veja o nosso Facebook e Instagram pra arrasar ainda mais.

 



Francisca Joias Contemporâneas

Facebook Google+
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram