brinco mandala com cristais verdes folheado em rodio negro
08/10/2018
Dicas

Folheado, banhado, chapeado: entenda as diferenças

Acha que é tudo a mesma coisa? Folheado, banhado, chapeado? Não, não é a mesma coisa. Entenda de uma vez por todas a diferença entre folheado e banhado para saber exatamente o que você está comprando. Joias banhadas em ouro são  uma coisa. E tudo começa com um recipiente – o tamanho varia de acordo […]

Acha que é tudo a mesma coisa? Folheado, banhado, chapeado? Não, não é a mesma coisa. Entenda de uma vez por todas a diferença entre folheado e banhado para saber exatamente o que você está comprando.

Joias banhadas em ouro são  uma coisa. E tudo começa com um recipiente – o tamanho varia de acordo com a demanda de produção de quem faz as joias – cheio de solução química como cianeto de potássio e aditivos.

Esse recipiente pode ser tanto um tambor rotativo, uma gancheira ou mesmo carretel rotativo. Esses são nomes mais técnicos, que você não precisa compreender para ter uma ideia de como uma semijoia é feita.

 

diferença entre Folheado, banhado, chapeado

O tempo de imersão das semijoias demora conforme a quantidade de peças e o tanto de ouro que se deseja revestir a peça. Só para exemplificar, um simples anel pode ser banhado em ouro em cinco minutos ou em 30 minutos. Tudo, como dissemos, depende da quantidade de ouro que a pessoa deseja.

Como isso é feito? Se você pensava que a joia era banhada em ouro puro derretido, se enganou. Apenas uma chapa de ouro é colocada de um lado do recipiente, dentro dessa solução química, e do outro lado as peças que se deseja banhar.

Numa explicação simples, começam a se formar bolhas, e parece que um tipo de gás vai saindo da peça. Esse processo é chamado de eletrolítico. No caso da produção industrial, quilos e quilos de ouro são usados nesses banhos, embora de forma alguma seja ouro puro derretido. Logo depois do banho, em água corrente a peça é escovada, que é quando nasce o brilho.

Como falamos no artigo sobre o que é uma semijoia, as peças que são banhadas em níquel são as que costumam dar alergia. Logo, uma peça banhada em ouro ou banhada em prata – ou mesmo banhada em ródio – ela é por isso mesmo antialérgica. A não ser, claro, que a alergia seja de ouro. Embora seja raro, acontece.

Agora vamos falar de folheado ou chapeado.

Sim, é a mesma coisa.

O processo de folheação é simples. Uma fina folha de ouro é prensada com muita, mas muita força sobre a peça, que em seguida adere a essa peça. Como existe um complicador nesse processo – que é o fato de só ser possível folhear uma peça em superfície plana – o banho em ouro tornou-se uma melhor alternativa.

As joias contemporâneas da Francisca Joias são folheadas e também banhadas.

O mais importante a saber é que uma joia folheada e uma joia banhada são igualmente compatíveis em termos de qualidade e nós, por exemplo, damos garantia para ambas. Investimos há muitos anos nesse processo justamente para garantir peças que podem ser tranquilamente equiparadas com joias de ouro maciço.

O mesmo dizemos sobre as peças banhadas em ródio. Tudo, aqui na Francisca Joias é feito com muito carinho, e acompanhado por quem estudou muito e pode garantir o melhor, seja nos laboratórios ou comandando as máquinas de última geração.

Francisca Joias Contemporâneas

Facebook Google+
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram