Skip to main content

Esmeralda colombiana: o que é e como combinar?

Se você ainda não ouviu falar dela, não será preciso esperar muito. A pedra preciosa que está fazendo a cabeça das mulheres já pipoca nos blogs de moda e nos looks das famosas. Ela está em todos os tipos de joias: brincos, colares, anéis. Estamos falando da esmeralda colombiana.

O nome esmeralda vem do grego “smaragdos”, que significa “pedra preciosa verde”. As primeiras esmeraldas registradas pela História foram encontradas no Egito, por volta de 1500 a.C. Reza a tradição que a Colômbia é a maior exploradora, comercializadora e exportadora dessa pedra preciosa para todo o mundo, abocanhando 60% do mercado. O Brasil seria o segundo com apenas 15%. As esmeraldas colombianas são encontradas em Muzo, El Chivor e Somondoco. Nessas regiões, há uma variedade de centros de pesquisa. Outros lugares nos quais também se explora a esmeralda colombiana são Borbur, Coscuez, Peñas Blancas, La Pita, Quípama e Cundinamarca. Os mineiros são os grandes responsáveis pela extração das esmeraldas colombianas. Depois de capturadas, avalia-se o seu valor, que varia de dez dólares e quatro milhões de dólares. A Colômbia é respeitada no mercado das esmeraldas pela qualidade inigualável de suas pedras, e em vários aspectos: cor, tamanho, pureza e brilho. A cor verde mais escura, fechada, é a cor de esmeralda colombiana que mais conhecemos, embora seja a mais rara e valiosa. Contudo, há várias outras tonalidades dessa pedra preciosa, que vai desde esse verde profundo ao verde azulado, verde levemente azulado, verde muito levemente azulado, verde levemente amarelado.

Esmeralda colombiana na Francisca Joias

Depois dos diamantes e das pérolas, a esmeralda é a pedra preciosa mais procurada pelos apreciadores de joias. Nas semijoias, ela também surge como uma inspiração. Olha só o que temos na Francisca Joias. Olha esse anel maravilhoso em estilo flor com pedra natural esmeralda, folheado em ródio branco. Esmeralda colombiana Anéis Outra semijoia linda é esse maxi brinco cauda de sereia com pedra natural esmeralda, folheado em ouro 18k. Maxi brinco sereia esmeralda colombiana Esse brinco pêndulo é magnífico também para dar um “up” no look. Ele é todo feito em gotas verdes e zircônias. Brinco gota com esmeralda colombiana

Como combinar esmeralda colombiana

As cores que mais combinam com verde esmeralda são:
  • Tons mais suaves de verde: azeite, abacate, principalmente.
  • Nude – que fica magnífico!
  • Tons terrosos em geral,
  • Rosa queimado,
  • Estampas animal print.

Animal print e verde esmeralda: aposte nessa combinação

Combinação inusitada? Nem tanto. As estampas animal print ficam magníficas com semijoias na cor verde esmeralda. Para deixar a produção totalmente elegante, opte por roupas mais largas. Camisões ficam ótimos com semijoias esmeralda colombiana – daí é só prender os cabelos que vai ficar o máximo do requinte – sem falar nos lenços e echarpes em animal print: onça, cobra ou zebra. Lenços estampados ficam ótimos com roupas verdes ou em tons terrosos, daí as semijoias esmeralda colombiana dão o arremate. Procure combinar os tons do lenço, para melhor harmonizar. Mulheres maduras ficam estonteantes com essa combinação. Em estações mais quentes, não abra mão de vestidos de seda, cetim, entre outros tecidos levinhos que vão dar o charme para essas semijoias. Como elas chamam mais a atenção, fica muito elegante combinar com roupas mais românticas ou mesmo levemente mais formais. Harmonia é tudo em uma produção. E o bom e velho jeans do dia a dia? Sim, eles combinam com semijoias esmeralda colombiana, mas o ideal é usar uma blusa que permita mais destaque às peças. Por isso, se puder, opte por blusas nude, rosa claro ou mesmo off-white. Há quem goste de usar semijoias esmeralda colombiana com looks na cor preto. Para eventos à noite, pode funcionar muito bem. Contudo, é importante testar a combinação para não deixar a produção pesada. Se o vestido, por exemplo, for um preto básico e sóbrio, o brinco de pêndulo esmeralda colombiana Francisca Joias que mostramos fica perfeito.

Quem usa esmeralda colombiana

E sabe quem são as celebridades que se rendem às esmeraldas colombianas? Marina Ruy Barbosa, Giovanna Lancelloti, Giovanna Ewbank, Tássia Naves, Cláudia Leitte, Grazi Massafera, entre muitas outras. Lá fora, temos as beldades Julia Roberts, Beyoncé, Lady Gaga, TayloR Swift… Enfim, quem é capaz de resistir a essas pedras maravilhosas?