26/10/2016
Dicas / Empreendedorismo

Como evitar “fiado” na revenda de semijoias

Muitas mulheres já começam o negócio vendendo fiado e mal sabem como isso prejudica a revenda. Você pode pensar “Mas, que mal tem vender fiado? Eu só faço isso com quem eu confio”. É aí que está o maior problema. Você vende fiado para amigas, familiares, pessoas próximas, essa pessoa não te paga e você […]

Muitas mulheres já começam o negócio vendendo fiado e mal sabem como isso prejudica a revenda. Você pode pensar “Mas, que mal tem vender fiado? Eu só faço isso com quem eu confio”. É aí que está o maior problema. Você vende fiado para amigas, familiares, pessoas próximas, essa pessoa não te paga e você fica com vergonha de cobrar. Cobra uma ou duas vezes e, sem sucesso, desiste. Quem fica no prejuízo?

Por isso que eu digo, essa história de vender na confiança já ficou para trás e hoje é importante evitar ao máximo o “fiado”, especialmente na revenda de semijoias. Pensado nisso, eu fiz esse post para te ensinar como evitar o “fiado”.

Ofereça outras formas de pagamento

É preciso reconhecer que a maioria de nós andamos sem muito dinheiro na bolsa e por isso acontece tanto de suas clientes pedirem o fiado, porque querem comprar sua semijoia, mas naquele momento estão sem o dinheiro. Para que você não saia no prejuízo e também não perca a venda, é preciso oferecer outras formas de pagamento.

A minha dica é: use a máquina de cartão como uma opção. Sempre andamos com o cartão na bolsa e com suas clientes não será diferente. E é super fácil conseguir uma, você nem precisa ter um CNPJ para isso. Em outro artigo eu explico como usar a máquina de cartão para revenda de semijoias. Dê uma olhada nele!

As empresas PagSeguro, Rede, PayEleven e Cielo oferecem máquinas de cartão para Pessoa Física com valores atrativos. Você pode conhecer as condições de cada uma delas para decidir qual é melhor para o seu negócio de revenda.

Aceitando o pagamento em cartão de débito ou crédito você tem a garantia de que vai receber o valor e até atrai suas clientes para levar mais peças para casa, como poderão parcelar, não terão receio de adquirir um valor maior.

Agora, se sua cliente não tem como ou não quer usar o cartão e só pode pagar a vista, avalie a possibilidade de um desconto. Se valer a pena é importante, porque você não perde a venda, nem a cliente.

Seja direta com suas clientes

Tudo vai depender de sua atitude com as clientes. Por isso, é importante ser direta no momento das vendas.

Quando as clientes virem as peças e demonstrarem interesse, não pergunte como elas querem pagar, isso dá muita chance para que elas peçam “fiado”. Do contrário, diga “eu faço em até x vezes no cartão”.

Não dê mole e não tenha vergonha! Tomar algumas atitudes é essencial para o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe como evitar “fiado” na revenda de semijoias, já pode escolher as suas peças e dar o primeiro passo para se tornar uma revendedora bem sucedida. Conheça a coleção completa da Francisca Joias!

Francisca Joias Contemporâneas

Facebook Google+
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram