Skip to main content

O que são semijoias? Mitos que você precisa saber

Você sabe o que são semijoias? Quais são as principais diferenças entre uma semijoia e uma joia? E bijuteria? É uma semijoia ou não? Explicaremos o que é cada categoria e desvendaremos o mito maior que gira em torno desse tema: é feio usar semijoias?

O que são joias?

A joia é sempre feita de material nobre e natural. Por exemplo, o ouro. O ouro é o elemento da natureza mais comum na confecção de joias. Neste caso, não é o ouro que serve ao design da joia, mas o contrário. É a partir do ouro puro e bruto que se dá forma à joia. A natureza é que dita as regras.

O que são semijoias?

o que são semijoias A semijoia é feita de material menos resistente. Pode até vir a ser um material natural como o quartzo, por exemplo, mas não é uma pedra preciosa como a esmeralda. O que define a peça como uma “quase” joia é que ela é revestida – ou banhada – de um material nobre. Outra vez usamos o ouro como exemplo, por isso o “banhado em ouro”. A peça não é de ouro, mas ganha uma camada de ouro, o que acaba por torná-la mais resistente. Em resumo: por fora, uma semijoia e uma joia se parecem muitíssimo. O que muda é a parte interna, o que por sua vez garante mais durabilidade.

O que são bijuterias?

Já a bijuteria é feita de qualquer tipo de material e não possui tratamento de qualquer elemento nobre. Uma bijuteria pode ser feita de qualquer coisa: tecido, arame, metal, courinho, enfim, possibilidades mil.

Folheado ou banhado?

Você pode estar se perguntando se há diferença. Sim, há. Uma semijoia folheada em ouro, por exemplo, é uma peça que passou pelo processo de folheação. Ou seja, foi aplicada uma folha fina de ouro. Esse processo é feito por compressão e o seu efeito é definitivo. Já uma semijoia banhada em ouro recebe, como o nome sugere, um banho de ouro derretido. Esse banho, todavia, pode ser mais espesso ou mais superficial. É isso que determina o quilate.

E as zircônias? Elas são joias?

aneis de zircônia A zircônia é uma pedra sintética – ou seja, ela é produzida pelo homem e não pela natureza – e ela se assemelha ao diamante. Normalmente é incolor, mas pode ser feita em várias cores. Como o seu custo é baixo – comparado com o diamante – o uso de zircônias em semijoias é recorrente e condiz com a própria natureza da semijoia. Esteticamente é bastante parecida.

Semijoias causam alergias?

Ao contrário do que possa imaginar, ouro e prata também podem causar alergias. Tudo depende mesmo é da pessoa que é sensível, por isso o uso da peça deve ser suspendido imediatamente, mesmo se for inteiramente de ouro. Entretanto, é claro que é mais raro alguém ser alérgico a ouro, e é muito mais comum pessoas serem alérgicas a níquel. Sim, é o níquel o mais comum vilão das pessoas que adoram joias, mas nem sempre dão sorte em encontrar opções que não se transformem em intimações ao dermatologista. O níquel está em praticamente todos os tipos de semijoias ou bijuterias e até mesmo em algumas joias.

Por fim, é de mau gosto usar semijoias?

De forma alguma! Semijoias fazem parte do visual do dia a dia do mesmo jeito e com a mesma importância que uma joia rara faz parte de uma produção para casamento, por exemplo. E sabe por que semijoias são tão importantes quanto? Porque não significam que são de má qualidade ou feias. Semijoias de pedras naturais, por exemplo, são peças que nenhuma mulher moderna vai querer abrir mão. Se você ainda não sabe o motivo, leia nosso artigo especial sobre pedras naturais. Outra vantagem é que semijoias e bijuterias são peças leves e ao mesmo tempo conseguem levantar o look, certamente por seu design. Elas podem ser clássicas, arrojadas, chiques, discretas, exuberantes e até chocantes. Para o dia a dia, semijoias são as melhores amigas da mulher, porque estão com ela para o que der e vier e vão, sem dúvida, dar aquela força no encanto que toda mulher precisa para conquistar seus sonhos. Como sempre, conte com a Francisca Joias, no seu dia a dia.