27/02/2017
Dicas / Empreendedorismo

Retenção de clientes: saiba como fidelizar suas compradoras

Reter clientes não é das tarefas mais fáceis. Afinal, elas precisam identificar em você um grande diferencial para não ceder às revendedoras concorrentes. E cumprir com essa atividade não é tão simples assim. Isso não quer dizer que é impossível. Se você aprender como identificar oportunidades para fidelizar suas clientes e aplicá-las no dia a […]

Reter clientes não é das tarefas mais fáceis. Afinal, elas precisam identificar em você um grande diferencial para não ceder às revendedoras concorrentes. E cumprir com essa atividade não é tão simples assim.

Isso não quer dizer que é impossível. Se você aprender como identificar oportunidades para fidelizar suas clientes e aplicá-las no dia a dia, suas chances se elevam. Com foco e determinação, então, não tem como você não conseguir.

Foi pensando nisso que eu separei algumas das atitudes que uma revendedora de semijoias deve ter para fidelizar suas compradoras. Confira!

Mostre que sua cliente é única

O sentimento de exclusividade é ótimo em qualquer área, para a retenção de clientes é essencial, porque, como eu disse acima, suas clientes devem identificar um grande diferencial que você oferece, e esse pode ser um deles.

Então, trate-a pelo nome. Lembre-se de fatos que ela, possivelmente, já comentou com você, sobre a família, filhos, trabalho, dentre outras coisas. Mostre-se interessada em saber as novidades se ela já se te deu liberdade para isso. Pergunte sobre como foi aquele evento, que ela comprou um brinco com você para ir. Mostre empatia.

Ofereça vantagens para suas clientes

O que sua cliente ganha tornando-se fiel a você? É bom que você tenha algo a mais para oferecer como vantagem. Dessa forma, ela se sente estimulada a continuar comprando suas joias contemporâneas.

Para isso, opções não faltam. Você pode oferecer um cartão fidelidade, com o nome dela, que dê descontos ou brindes depois das compras. Há a opção é conceder descontos progressivos que funcionam pelo volume da compra como, por exemplo, na compra de 1 a 3 acessórios há desconto de 5%, já na compra de 3 a 6 peças, o desconto passa a ser de 10%.  

Uma estratégia que funciona bem e que é muito legal para a fidelização de clientes é usar datas comemorativas para oferecer BONS descontos e brindes. Dia da mulher, dia das mães e até mesmo o dia dos namorados são ótimas oportunidades. O aniversário então não deve passar em branco e você pode enviar um cartão ou e-mail parabenizando-a e, claro, deixando aquele desconto!

Não abandone suas clientes depois da venda

Ao contrário do que algumas revendedoras pensam, o momento da venda não é o fim e sim o início de um ciclo, principalmente, se você quer fidelizar suas clientes. Crie situações para conhecê-las melhor, saiba o aniversário, as preferências, os acessórios que costumam comprar e o que mais conseguir colher de informações. Use esses dados para procurá-las no momento certo. Mande brindes, dê os parabéns e faça-se presente!

Mostre para a sua cliente como ela é importante e única que a fidelização virá. Além de conquistar clientes fiéis, você deve preservar essa fidelidade. Então, é importante manter suas atitudes de retenção.

Uma cliente fiel, além de comprar sempre, te indica para as amigas, fala bem sobre os produtos e dá ótimos depoimentos. É uma aliada perfeita para o seu negócio, não é?! Então mantenha-a por perto.

Agora que você já sabe como fidelizar suas compradoras, está na hora de colocar essas atitudes em prática. Se precisar de qualquer auxílio conte comigo e com a equipe da Francisca Joias! Continue acompanhando as dicas aqui do blog e de nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

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