17/06/2016
Acessórios / Dicas / Post

Semijoias x bijuterias: qual a diferença?

Você sabe a real diferença entre semi joias e bijuterias? A Francisca Joias te conta e tira todas as suas dúvidas sobres esse assunto!

Os acessórios são peças-chave para complementar seu estilo no dia a dia, pois completam seu guarda-roupa dando um toque especial a qualquer look. Uma simples camisa branca pode ganhar exuberância com uso de um maxi colar poderoso ou fazer você transparecer mais delicadeza e classe com um colar ponto de luz.

O mesmo vale para anéis e pulseiras: Os mesmos acessórios podem ser usados em ocasiões e maneiras estratégicas que mudam completamente o estilo do look escolhido.

Saber a diferença entre semijoias e bijuteria é a peça-chave para ter um acervo lindo, duradouro e que te atenda em diversas ocasiões.

IMG_8573

Pingentes Torre Eiffel, Francisca Joias, antes do banho – compre aqui

A principal diferença está na composição e na qualidade. Todas semijoias recebem banho de materiais nobres – como ouro, paladium e prata. Algumas recebem cravação de pedras ou cristais – como zircônias – e são fundidas manualmente com o mesmo processo pelo qual e confeccionado uma peça de ouro maciço. O acabamento é mais cuidadoso, com lixas, outros tipos de limpezas e por fim o banho eletroquímico.

Por ter todo esse processo, as semijoias são produtos diferenciados no quesito qualidade, durabilidade e beleza.  Outro fator extremamente importante é a não presença de produtos como o cadmo e o níquel, eles são os responsáveis por causar alergia na pele. Em outro post falei um pouco sobre isso e você pode conferir aqui: Níquel, o grande causador de alergias!

DIFERENTES TIPOS DE SEMIJOIAS

Você sabia que para cada tipo de semi joia que você encontra na Francisca Joias existe um processo diferente de confecção. Além de diferente metais nobres, tipos de banhos, cravação de zircônias e/ou cristais, todas as peças recebem acabamento antialérgico. Há todo um processo – feito com muita dedicação e carinho – para que nossas peças embelezem e deixem nossas clientes muito mais felizes. Iremos listar alguns tipos de semi joias que você encontra na Francisca.

• Semijoia com gemas

Elas possuem pedras elevadas a uma determinada temperatura para sofrerem a mutação das cores e conseguirmos atingir a cor mais próxima da pedra natural.

• Semijoia sem cravação e sem pedra

Ela possui um brilho incomum. Dá destaque a  riqueza dos detalhes de acabamento, independente se a peça é grande ou pequena. A diferença de uma semi joias de uma bijoux é a qualidade do processo de banho.

• Semijoia com cravação de zircônias

Este brinco foi confeccionado com estanio, revestido com camadas de ouro e acabamento anti-alérgico. Toda as zircônias foram cravejadas manualmente uma a uma na cera – para evitar que caiam – elas não são coladas e são cravejadas no metal.

Mas então, do que são feitas as bijuterias?

Bijuterias são normalmente importadas da China, produzidas com metais muito menos resistentes que as semi joias e possuem um componente químico extremamente nocivo a saúde, o cadmo. Como as bijus não recebem banho de ouro, elas são pintadas para aparentar a cor do metal, e se for prata ela receberá uma tinta parecida ao banho de prata.

Por conta disso, a durabilidade é muito pequena. As peças ficam oxidadas rápido e resultam em pouco tempo de uso. Para complementar, normalmente usam plástico para assimilar uma pedra, com cores que imitam as naturais. Por não ter processos de qualidade, o preço também é bem inferior ao da semi joia.

Vale também considerar os itens que você deixa em contato com a pele: brincos e pulseiras de materiais duvidosos podem causar alergias, além de alguns componentes como o níquel serem inclusive cancerígenos- razão pela qual na Alemanha e Estados Unidos é proibida sua presença até mesmo bijuteria. Ou seja, o barato pode sair bem caro.

E aí, gostou? Deixe um comentário! Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas…

Não deixe de dar uma olhadinha no melhor site de semi joias do Brasil:

www.franciscajoias.com.br

Deixo aqui nossas redes sociais:

Snapchat | Facebook | Instagram

Baixe aqui o PDF desse post

Francisca Joias Contemporâneas

Facebook Google+
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram