Seja por fé, misticismo ou por gosto pessoal, todo mundo (ou quase) tem um objeto que considera ser um amuleto da sorte, afinal, quem não gostaria de ter sorte e prosperidade a vida inteira?
Os amuletos da sorte fazem parte de diversas crenças e culturas ao redor do mundo, desde a antiguidade, e cada símbolo tem uma finalidade para quem usa. Não é necessário estar ligado a algum tipo de religião para fazer uso desses amuletos, mas é necessário acreditar na energia que eles liberam.
Os amuletos estão presentes em diversos tipos de joias, e fazem muito sucesso entre famosos e anônimos. Por isso, separamos 10 símbolos que liberam energias, sentimentos e emoções positivas, para que você tenha uma vida cheia de sorte e proteção.
Veja também: O que é Patuá? Descubra essa tendência em acessórios
Diferentes símbolos e objetos podem ser usados para trazer sorte e boas energias na vida, sejam eles ligados ou não a uma crença religiosa. Confira o significado dos amuletos da sorte, abaixo.
Conhecido também como olho turco, o olho grego é um dos mais conhecidos amuletos da sorte, usado em diversas partes do mundo. Ele é facilmente encontrado em vários tipos de acessórios, como colares, brincos, pulseiras… Além disso, ele também é comumente usado em chaveiros.
Por causa da cor azul, acredita-se que esse amuleto da sorte serve para afastar o mau-olhado, a inveja e também atrair energias positivas. Além disso, o olho grego representa a tranquilidade.
Outro amuleto da sorte muito popular é a hamsá, conhecida também como mão de Fátima. De origem hebraica e árabe, esse símbolo representa o numeral 5. Pode ser encontrada em diferentes versões, mas ela se apresenta no formato de uma mão.
Esse amuleto serve para afastar o mau-olhado e as más energias, e também para atrair felicidade, sorte e fortuna. A hamsá tem forte ligação com o islamismo, representando os cinco pilares dessa religião.
O trevo de quatro folhas é uma planta e, acredita-se que por ser rara, quem encontrá-la terá fartura e felicidade durante toda a vida. Por isso, é usada como amuleto da sorte.
Cada folha dessa plantinha é atribuída a boas emoções: sorte, amor, fé e esperança. Além disso, o trevo de quatro folhas traz otimismo e fortuna.
Em diversas crenças ao redor do mundo, a pimenta é usada como um amuleto da sorte. Segundo o misticismo, ela é capaz de afastar as más energias e a inveja, proporcionar sorte, proteção e prosperidade.
Além do mais, devido à cor quente e o sabor marcante, a pimenta tem um forte apelo sexual. Uma joia com esse símbolo é uma excelente opção para presentear um parceiro de relacionamento.
A figa é simbolizada com uma mão fechada, com o polegar levemente em evidência. De acordo com o misticismo, esse amuleto traz sorte e prosperidade.
Além disso, a figa espanta mau-olhado e a inveja. Na Itália, esse amuleto representa a fertilidade feminina.
A ferradura usada nas patas do cavalo é usada como amuleto da sorte desde a Grécia antiga. A ferradura afasta o mau-olhado, e por ser feita de ferro, é usada para atrair sorte. Uma joia com esse símbolo também é uma ótima opção de presente.
A imagem de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda, é usada como amuleto da sorte no mundo inteiro. Esse símbolo se apresenta em diversas formas, e cada uma significa algo diferente.
O buda sorridente serve para atrair a felicidade, amor e riqueza. Já a imagem do Buda meditando atrai sabedoria e afasta a cobiça. A tradição pede que esse amuleto da sorte seja carregado em locais acima da cintura.
Diversos cristais de proteção são usados como amuletos da sorte. Eles transmitem boas energias e afastam o azar, por exemplo. Cada pedra representa uma “energia” diferente.
Devido ao misticismo, é comum encontrar os cristais de proteção no formato de joias e acessórios. As pedras mais comuns são:
Muito usada na cidade de Salvador, na Bahia, a fitinha do Senhor do Bonfim está ligada à religiosidade, sendo um dos amuletos da sorte brasileiro mais conhecidos.
Tradicionalmente, elas são amarradas no pulso ou no tornozelo. Além do mais, é comum que pessoas amarrem a fita nos portões da Igreja do Bonfim. É preciso amarrar a fita com duas voltas e três nós, no qual cada nó representa um desejo, que não pode ser revelado.
Veja também: Acessórios religiosos e seus significados
Originário da cultura hindu, o elefante branco é um ótimo amuleto da sorte para quem deseja atrair prosperidade nos mais diversos âmbitos da vida. Esse símbolo também representa sabedoria, determinação e proteção.
Essa é uma pergunta bastante comum quando se trata de amuletos. Todos eles são extremamente poderosos se você acreditar. E não existe um que seja o mais poderoso do mundo. Existe aquele que será o melhor de acordo com a sua necessidade e a sua crença no poder dele.
A Francisca Joias tem uma coleção repleta de pulseiras com amuleto da sorte, brincos, pingentes, colares e anéis. As joias combinam com diversos looks e carregam muita positividade e boas energias para o seu dia a dia. Acesse a Coleção Sorte na Vida e escolha qual símbolo deixará sua vida mais sortuda.