O uso do anel em cada dedo indicador varia de acordo com a crença do usuário.
Algumas culturas e religiões têm costumes muito específicos. Por exemplo, as noivas judias usam o anel no dedo indicador de sua mão dominante.
No indicador, o significado do anel em cada dedo masculino e feminino é de poder e autoridade. É por isso que é usado por pessoas poderosas ou aspirantes a grandes posições em seu trabalho.
O anel no dedo indicador masculino também pode representar uma forte tendência de ambição.
Uma teoria é que o uso do anel neste dedo está ligado ao comportamento de busca de poder para satisfazer as necessidades do ego ou ainda na busca por mais controle sobre outras pessoas.
Usar um anel no dedo médio da mão está associado à busca de estabilidade e equilíbrio na vida. As raízes dessa crença estão na quiromancia, que afirma que o dedo médio é governado por Saturno — deus romano da abundância e riqueza.
O anel no dedo médio de cada mão mostra alguém que valoriza a estabilidade e está sempre em busca de novas conquistas.
Quando usado na mão direita e na cor dourada, este anel é tradicionalmente simbólico de um noivado, enquanto a cor prata simboliza o namoro. Quando usado na cor dourada, o anel no dedo anelar da mão esquerda representa o casamento.
Esta prática remonta à Roma Antiga. Acredita-se que há uma veia no dedo anelar esquerdo que o conecta ao coração, então, quando alguém usar sua aliança de casamento ou outra joia nessa veia, sentirá amor.
Há também aqueles que optaram por não se envolver em nenhum ato sexual antes do casamento, e esses indivíduos podem usar um anel de pureza no dedo anelar como símbolo de sua decisão.
Em relação à personalidade, acredita-se que as pessoas que usam um anel no dedo anelar estão mais em contato com suas emoções e são mais românticas.
O dedo mindinho normalmente traz muitos significados diferentes para um anel. Tradicionalmente, os anéis são usados apenas no dedo mindinho direito quando alguém se forma.
No entanto, no dedo mindinho esquerdo, o anel pode representar o casamento anterior de uma pessoa. Pode ser viúvo ou divorciado — mas também serve para indicar desinteresse pelo casamento. O presidente Franklin D. Roosevelt, dos EUA, foi um dos homens que usaram anel neste dedo.
No entanto, algumas pessoas ainda associam mais um significado ao anel no dedo mindinho esquerdo: uma conexão com a máfia. Isso se deve ao uso de joias nesse local por membros de gangues nos EUA no início do século 20.
Há uma crença de que pessoas que usam anéis no dedo mindinho tendem a controlar seus impulsos sexuais, retraindo suas vontades.