imagem de uma mulher de costas fazendo um automassagem em seu pescoço
Dicas

Automassagem, porque ela é importante e as principais dicas para você fazer!

Vem conferir no artigo de hoje dicas de como fazer uma automassagem! Sabe aqueles dias estressantes que tudo o que desejamos no final do dia é uma massagem relaxante para liberar o stress? Então, no artigo de hoje separamos algumas dicas sobre automassagem, vem conferir e entender os benefícios dela! Escute também nosso podcast sobre […]

Vem conferir no artigo de hoje dicas de como fazer uma automassagem!

Sabe aqueles dias estressantes que tudo o que desejamos no final do dia é uma massagem relaxante para liberar o stress? Então, no artigo de hoje separamos algumas dicas sobre automassagem, vem conferir e entender os benefícios dela!

Escute também nosso podcast sobre o post de hoje:

POR QUE FAZER AUTOMASSAGEM?

imagem de mulheres fazendo automassagem nas costas, cabeça e pescoço

A automassagem é uma ótima opção para ajudar a aliviar a tensão do dia-a-dia e evitar dores em diversas partes do corpo, por exemplo. Existem diversas técnicas de automassagem que trazem uma sensação de relaxamento e alívio do stress.

Esse estilo de massagem também é indicado para pessoas que trabalham diariamente em posições desconfortáveis ou repetitivas, o que acaba por ocasionar tensão nos músculos do corpo.

Separamos algumas dicas abaixo de massagens rápidas que podem trazer maior benefício à sua saúde física e mental.

PESCOÇO

mulheres fazendo massagem seu pescoço

Essa é uma região do corpo onde muitas pessoas sentem dor e ficam tensas. Movimentos simples podem aliviar o desconforto e trazer alívio imediato. 

A dica principal para essa região é massagear as laterais do pescoço, da nuca e até o topo da cabeça com as duas palmas das mão espalmadas, colocando uma leve pressão enquanto massageia a região.

Repita o processo quantas vezes achar necessário. Depois, finalize a massagem fazendo pressão com a ponta dos dedos em cima das vértebras do pescoço. 

CABEÇA

imagem de mulheres realizando automassagem na cabeça

A extensão do pescoço, que também pode ficar tensa e inclusive gerar dores de cabeça. O melhor é que você mesma pode fazer uma massagem relaxante e que ainda ativa a circulação do couro cabeludo enquanto toma banho ou durante o dia. 

A dica é fazer círculos com a ponta dos cinco dedos, do topo da cabeça até a base do crânio, colocando uma leve pressão nos dedos.

Por fim, dê leves puxões no cabelo entrelaçando os dedos nos fios. Repita o processo até sentir toda região relaxada.

PERNAS E PÉS

imagem de posições para automassagem em suas pernas e pés

As pernas e os pés também ficam tensos ao longo do dia, principalmente para quem trabalha em pé ou sentado por muito tempo.

Nessas regiões você pode usar alguns utensílios que vão ajudar a soltar os músculos e trazer maior relaxamento.

Nas pernas por exemplo você pode utilizar um tubo de PVC ou as próprias mãos para fazer movimentos em toda extensão das coxas e pernas, faça movimentos de “rolar” o tubo de PVC para baixo enquanto está sentada ou com as pernas esticadas no chão.

Em seguida leve as mãos aos pés, flexionando o joelho para ficar mais próxima da região, aperte levemente com os dedos alguns pontos nos pés até sentir o mesmo relaxando.

Você ainda pode fazer o uso de cremes próprios para massagem, e repetir o processo por cinco minutos consecutivos.

COLUNA

mulher deitada no chão praticando automassagem na coluna

A coluna merece todo nosso cuidado e atenção, principalmente se você possui algum tipo de dor recorrente, por esse motivo indicamos que também procure um profissional na área caso precise de uma massagem ou tratamento.

Mas se quer apenas aliviar o stress do dia anota a dica simples e muito eficaz: deite-se sobre o chão de barriga para cima, mantendo os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, em seguida flexione levemente a coluna e posicione duas bolinhas de tênis bem no finalzinho dela, e deslize as costas sobre elas, fazendo um leve movimento de vai e vem. 

Essa pressão do seu peso contra as bolinhas nos pontos certos fará uma automassagem altamente relaxante. Repita o processo por cerca de cinco minutos também para melhor resultado! 

Lembre-se que outras práticas também podem ajudar no relaxamento diário e procure sempre um massoterapeuta caso precise de uma massagem geral especializada. 

E ai, gostou das dicas de automassagem da Francisca Joias? Conta pra gente e já vem fazer parte do nosso grupo VIP no Telegram para receber mais dicas no seu celular!

Sabrina Nunes

SABRINA NUNES: AUTORA NO BLOG FRANCISCA JOIAS em Blog Francisca Joias
Sabrina Nunes é formada em Serviço Social, com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.
Sabrina Nunes
Whatsapp
Telegram
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram