Skip to main content

Beleza sustentável: 5 práticas para você adotar hoje!

A beleza sustentável é um conceito que vai além da estética e se preocupa com o impacto das nossas escolhas no meio ambiente e na nossa saúde. Ao adotar práticas sustentáveis na nossa rotina de cuidados com a beleza, podemos contribuir para um planeta mais saudável e para um futuro melhor.

Buscar um estilo de vida mais sustentável tem se tornado cada vez mais relevante em nossas vidas. A conscientização sobre o impacto ambiental das nossas escolhas diárias tem levado muita gente a repensar e adotar práticas mais amigas do planeta. 

Quando se trata de estética, é possível fazer escolhas que preservam o meio em que vivemos sem comprometer a qualidade dos produtos e a nossa aparência. Neste artigo, apresentaremos cinco práticas para você adotar hoje mesmo e contribuir para um mundo mais sustentável.

VEJA MAIS: Máscaras faciais: as marcas mais famosas e porquê os produtos são bons!

Como praticar a beleza sustentável?

Pequenas mudanças individuais podem se tornar grandes transformações coletivas. Ao adotar essas práticas de beleza sustentável, você estará fazendo a sua parte e incentivando uma indústria responsável com o futuro.

beleza sustentável
Beleza sustentável: 5 práticas para você adotar hoje! / Reprodução: Internet

Mas afinal, que realmente posso implementar no meu dia a dia para evitar desperdício, poluição e uso indevido de matérias primas? Veja as dicas super simples que deixamos abaixo:

Opte por produtos naturais e orgânicos

Ao escolher produtos de beleza, dê preferência às opções naturais e orgânicas. Cosméticos convencionais muitas vezes contêm substâncias químicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. 

Optar por produtos naturais significa escolher aqueles feitos com ingredientes provenientes da natureza, livres de pesticidas e fertilizantes sintéticos. Além disso, esses produtos são geralmente produzidos de forma sustentável, com embalagens recicláveis e sem testes em animais.

Faça uso consciente da água

A água é um recurso precioso, e o seu uso consciente é fundamental para a sustentabilidade. No contexto da beleza, podemos adotar práticas simples, como reduzir o tempo no chuveiro e fechar a torneira enquanto realizamos atividades como lavar o rosto ou escovar os dentes.  

beleza sustentável
Beleza sustentável: 5 práticas para você adotar hoje! / Reprodução: Conecta Verde

Dê sempre preferência a produtos que não demandem grandes quantidades de água para serem utilizados, como os shampoos secos e os lenços demaquilantes reutilizáveis. Você pode pesquisar melhor sobre produtos específicos de beleza sustentável diretamente no Google.

Opte por embalagens sustentáveis

As embalagens dos produtos de beleza são frequentemente um grande vilão quando se trata de sustentabilidade. Muitas vezes, são feitas de plástico não reciclável ou contêm excesso de materiais desnecessários. 

Ao escolher produtos, prefira aqueles que utilizam embalagens recicláveis, biodegradáveis ou com baixo impacto ambiental. Busque por opções que permitam a compra a granel, evitando o uso excessivo de embalagens individuais.

LEIA MAIS: O que é Clean Girl? Entenda a nova tendência!

Dê preferência a marcas sustentáveis

Ao comprar produtos de beleza, pesquise e opte por marcas que possuam um compromisso genuíno com a sustentabilidade. Essas marcas geralmente adotam práticas de produção e distribuição ecologicamente corretas, utilizam ingredientes naturais e orgânicos, e têm uma política transparente em relação aos seus processos. 

beleza sustentável
Beleza sustentável: 5 práticas para você adotar hoje! / Reprodução: Dove

Muitas marcas de beleza sustentável também investem em projetos sociais e contribuem para comunidades locais. Ao apoiar essas marcas, você estará fazendo uma escolha consciente e incentivando uma indústria da beleza sustentável.

Pratique o consumo consciente

O consumo consciente é uma prática que vai além da escolha de produtos. Significa também repensar nossos hábitos e necessidades, evitando o desperdício e o consumo em excesso. 

No contexto da beleza, isso pode envolver a utilização completa dos cosméticos que você possui antes de comprar novos, compartilhar produtos com amigos ou familiares, e até mesmo participar de programas de reciclagem ou devolução de embalagens. 

Considere se realmente precisamos de determinados produtos ou se podemos encontrar alternativas que favoreçam um futuro de qualidade ao planeta, como produtos multiuso ou caseiros.

VEJA MAIS: Entenda quem é Francisca Joias!

Abordagens cruelty-free e vegan estão em alta!

As abordagens cruelty-free e vegan estão diretamente relacionadas à sustentabilidade, pois têm como objetivo promover práticas mais éticas, responsáveis e ambientalmente conscientes. 

O termo cruelty-free é denominado para uma iniciativa que busca eliminar a crueldade animal, rejeitando produtos testados ou provenientes de qualquer espécie animal irracional. Essa prática é comumente usada para beleza sustentável ao reduzir o sofrimento dos bichos, mas também ao incentivar o desenvolvimento de métodos alternativos de teste.

beleza sustentável
Beleza sustentável: 5 práticas para você adotar hoje! / Reprodução: Internet

Já o vegan vai além, buscando evitar o consumo de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, incluindo alimentos, vestuário, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Essa escolha é sustentável porque a produção de alimentos de origem animal tem um alto impacto ambiental, exigindo grandes quantidades de água, terra e energia, além de contribuir para a emissão de gases de efeito estufa e a degradação ambiental.

A escolha de produtos veganos em diferentes áreas da vida, como roupas feitas de materiais sintéticos em vez de couro, também promove a sustentabilidade ao diminuir o impacto negativo da indústria da moda.

Beleza sustentável
Beleza sustentável: 5 práticas para você adotar hoje! / Reprodução: Benglo

Tanto cruelty-free quanto vegan desempenham um papel fundamental na promoção de um planeta melhor, protegendo os animais, preservando os recursos naturais e contribuindo para um futuro mais ético e ambientalmente consciente.

LEIA TAMBÉM: Acessórios da moda que são atemporais!

Gostou de saber sobre esse assunto?

Esperamos que nosso artigo sobre dicas de beleza sustentável tenha te ajudado a repensar e pôr em prática novas atitudes. Juntos, podemos construir um futuro em que a beleza e a sustentabilidade caminhem lado a lado. Faça a sua escolha hoje e contribua para um mundo mais bonito por dentro e por fora.

Acesse a página inicial do Blog Francisca Jóias e veja muito mais conteúdos sobre beleza, moda, maquiagem, skincare, acessórios e muito mais. Somos um guia pronto para te dar as respostas que precisa para ter autoestima e brilhar por onde for com joias e acessórios incríveis!