Skip to main content

O que são berloques e por que viraram tendência

Berloque, o que é? São itens decorativos que podem ser adicionados a pulseiras ou correntes. Eles vêm em uma variedade de materiais, cores e formas. As joias compostas por esses ornamentos geralmente retratam a personalidade do usuário ou traços de vida, como número de filhos, animais de estimação e profissão.

Berloque, o que é? Nada mais é do que uma joia personalizada, onde você pode escolher as opções que farão parte da composição da sua pulseira ou colar. Conhecidos por “charm” em inglês, esses itens no Brasil também são chamados de “pulseira da vida”, já que normalmente representam acontecimentos marcantes da trajetória de uma pessoa. Você pode encontrar berloques com os mais variados temas, desde cães e gatos, proteção e sorte, profissões, esportes e muito mais. Por meio deles, é possível eternizar momentos, como viagens, datas, pessoas, entre outros. Por exemplo: ao ter seu primeiro filho, uma mãe pode inserir um novo enfeite na corrente que retrate um menino. Ao mesmo tempo, uma pessoa pode adicionar um Mickey para representar sua viagem à Disney. Agora você já sabe as principais características do berloque, o que é e como são usados. Mas, quanto custam, qual o seu significado e como diferem dos pingentes? Saiba tudo isso no post de hoje.

O que é berloque

Os berloques são pequenos enfeites que compõem joias, como pulseiras e correntes. As combinações de uso são ilimitadas, considerando a imensidão de opções disponíveis para compra. Os berloques vêm em prata, ouro dourado e rosé, e até mesmo em materiais de biju. É possível usá-los combinando o material com um cordão correspondente à sua cor, ou fazendo diferentes combinações, como prata e rosé, por exemplo. O preço de cada berloque dependerá de seu material e marca. Uma semijoia, por exemplo, custará menos do que uma joia de ouro com detalhes em diamante.

Simbologia do uso dos berloques

Entre a década de 60 e 70, os berloques eram um pouco diferentes de como os conhecemos hoje.  Eles possuíam locais fixos em uma corrente, ou seja, não dava para organizá-los de acordo com o gosto ou contar uma trajetória através dos adereços. Além disso, eles eram quase exclusivamente de ouro. Mas uma coisa que permanece a mesma até hoje é o ato de presentear com berloques. Eles são considerados uma lembrança significativa que pode ser dada a alguém em momentos especiais da vida, como um aniversário de 15 anos, uma formatura, ou mesmo após uma grande conquista, como um prêmio relevante em sua profissão. A história das pulseiras de berloques relembra os tempos antigos, quando eram usadas como amuletos, além de proteção contra espíritos malignos. Durante o período pré-histórico, os objetos teriam sido feitos de conchas, ossos de animais e argila. Mais tarde, eles mudaram para ornamentos feitos de pedras preciosas e madeira. Os antigos egípcios começaram a moldar os berloques como os que vemos hoje e os usavam para identificação e como símbolos de fé e sorte.

Qual o significado de berloque?

O que é berloque e o que ele significa? Depende de quem o está usando! O significado de um berloque é muito pessoal e varia de acordo com as intenções da pessoa que usa. Podem representar um sonho, um momento ou fases da vida, a personalidade do usuário, uma lembrança ou até mesmo entes queridos. Além disso, os berloques podem retratar a cor favorita de uma pessoa, adicionando inúmeros elementos em rosa, roxo, azul ou verde, por exemplo. Para os religiosos, é possível escolher e utilizar os amuletos da Estrela de Davi e outros com dizeres bíblicos, como “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”, ou ainda um trecho da oração do Pai Nosso. Mariah Carey tem um álbum intitulado “Charmbracelet”. Acredita-se que ela escolheu esse nome porque queria que o álbum fosse uma compilação de momentos especiais, memórias e composições com significado. Assim como ocorre com quem usa pulseiras como essas.

O que é uma pulseira de berloque?

Uma pulseira de berloques é um item de joalheria que é usado no pulso. Contém enfeites que podem representar uma pessoa em particular, um evento ou uma emoção. Existem muitos tipos diferentes de pulseiras disponíveis no mercado hoje. Algumas foram projetadas para ocasiões específicas como casamentos e outras são apenas para fins de moda. A pulseira de “charm” também é conhecida por seu significado social. É dado a amigos e entes queridos em datas especiais para mostrar que você se importa com eles.

Qual a diferença entre berloque e pingente?

Há dois tipos de berloques, os tradicionais e o estilo pingente. A diferença entre eles é que o berloque tradicional possui um furo no meio do próprio ornamento por onde passará a corrente, enquanto o pingente possui o berloque conectado a um passador. Berloque ou pingente, qual o melhor? As duas opções são igualmente interessantes na hora de compor uma pulseira ou corrente.  No geral, os pingentes promovem maior mobilidade do enfeite, ideal para quem gosta de uma pulseira com mais balanço. Enquanto o berloque é um pouco mais estático.

Pode usar Berloque como pingente?

A moda é pessoal, e varia de acordo com o gosto e estilo de cada pessoa. E como tal, não é possível impor uma regra absoluta de uso. Vimos anteriormente a diferença entre pingentes e berloques, o que é praticamente a mesma coisa, então eles podem ser usados e trocados sempre que achar necessário para criar looks em pulseiras, colares e até tornozeleiras.

Tipos de berloques

Berloques são um tipo de item colecionável que normalmente é pequeno e feito de metal. Eles vêm em diferentes cores e formatos. Os tipos mais comuns de berloques são:
  • nomes e letras iniciais;
  • olho grego; 
  • berloques de profissão, com o símbolo de cada área;
  • animais de estimação, como gato e cachorro;
  • em formato de coração;
  • símbolos religiosos;
  • representações de esportes e atividades como ballet e música;
  • personagens de contos de fadas ou desenhos animados;
  • acessórios, como bolsas e calçados;
  • símbolos que representam signos;
  • comidas e bebidas;
  • representação do amor e da amizade;
  • e muitos outros.
E aí, gostou do conteúdo? Nesse post você aprendeu sobre os berloques, o que são, o que significam e seus principais tipos. Que tal aproveitar para conferir as pulseiras da Francisca Joias para começar a montar a sua com os berloques da sua preferência?