Skip to main content

Colares em camadas, um estilo que está valendo tudo

A moda traz a proposta dos colares em camadas, que dão mais poder, estilo e mostram a personalidade de cada mulher. Principalmente se você incorporar pedras e joias na combinação.

Os acessórios sempre dão um charme a mais na composição dos looks e os colares transformam qualquer combinação em um estilo mais glamouroso. 

Nesse quesito, a moda traz a proposta dos colares em camadas, que dão mais poder, estilo e mostram a personalidade de cada mulher.  Hoje esses acessórios são trend entre as blogueiras e celebridades, que aparecem com suas composições em todas as redes sociais e programas. E o melhor é que você também pode usar no seu dia-a-dia. 

Se você também ama colares e ainda não sabe como usá-los em camadas, continue acompanhando esse conteúdo até o final para aprender como fazer essas combinações. 

Como combinar colares em camadas? 

A principal regra para usar colares em camadas é prestar atenção ao tamanho correto de cada joia. 

Você pode optar por fazer sua própria combinação ou então comprar modelos prontos, com apenas um fecho e duas ou mais correntes. 

Se a escolha for criar seu próprio colar, é importante lembrar de utilizar tamanhos diferentes, que aumentam progressivamente. 

Uma ideia é usar como primeira camada um choker ou gargantilha. Na segunda camada pode ser usado um colar de tamanho padrão e na terceira uma opção mais longa. Assim a composição fica equilibrada e as joias se complementam, aparecendo na medida certa. 

E é justamente esse equilíbrio que torna o look mais interessante. 

Quais tipos de colares devo usar na combinação?

gola de blusa rosa com um mix de colares da cor rosa
Foto: Mix Pink

Na hora de montar seus colares em camadas é importante combinar as joias e pensar em elementos que tenham alguma semelhança. 

Pode ser o banho da semijoia, a tonalidade, o tipo de pedras utilizadas e até mesmo o estilo dos colares.

Sempre deixe um colar em destaque, para ser o protagonista da composição. É interessante deixar esse elemento no colar do meio. Podem ser opções com pingentes ou mesmo colares em gotas, que criam um estilo mais sofisticado. 

Também é importante considerar as cores dos colares em camadas, que podem vir nas pedras do pingente ou na própria corrente. Elas devem combinar entre si e com o look. 

Você pode incorporar os modelos maxi na sua composição para trazer mais cor e intensidade ao look.

Como usar mix de colares?

Como você viu, a única regra específica sobre o uso dos colares em cascata e do mix de colares é escolher tamanhos diferentes. Não há limite para a combinação de colares, então aproveite para usar a criatividade. 

Se você ainda não se sente confiante para montar o seu próprio conjunto, escolha um modelo pronto.

Para facilitar a escolha dos colares em cascata, é interessante ter em mente a roupa que você vai usar. Geralmente, as mulheres também têm dúvidas sobre como combinar essas joias com o visual. 

Para começar, você pode escolher um look mais clean e simples, como uma regata branca. Pode ser aquela que normalmente fica no armário por ser básica demais. Também é legal prestar atenção ao decote. O ideal são os decotes em V, que mostram uma sensualidade na medida certa. Os croppeds também são boas opções.  

De maneira geral, colares com camadas mais longas ficam bem em decotes maiores, enquanto os colares menores e delicados combinam com decotes médios ou pequenos.

Veja também: saiba como combinar os colares com o tipo de decote!  

Modelos para se inspirar

Com choker

O choker fez muito sucesso na década de 90 e voltou com tudo nos últimos anos. O melhor é que dá para variar o look dependendo do material utilizado. 

Se você quiser produzir um estilo mais fino e moderno, combine com colares delicados e com pingentes de pedras nas outras camadas. Mas, se o seu estilo for mais Rock ‘n Roll, use modelos marcantes nessa combinação. 

Mix de Pérolas

Um dos clássicos mais antigos, mas que continua fazendo sucesso é o colar de pérolas. Eles entram na composição em modelos grandes ou bem pequenos, se misturando e formando um mix com bastante textura. 

Utilize cores

Como já falamos, os colares em camadas podem acrescentar a cor no seu look de uma maneira bastante original e moderna. 

Você pode usar acessórios feitos em material colorido ou com pedras, de uma cor só ou multicores. Essa é uma forma incrível de valorizar aquele look básico. 

Como combinar os colares em camadas com as peças de roupa?

Formar um look equilibrado nem sempre é fácil, mas o segredo está em combinar as peças certas com os acessórios. 

É preciso entender que cada joia tem um estilo, sendo também adequada para um tipo de roupa e de ocasião. Então, na hora de escolher os colares:

  • Prefira colares mais versáteis, que funcionam bem com diferentes estilos e situações;
  • Adote modelos com a mesma tonalidade, ou seja, se os colares forem de prata, é importante ter brincos, pulseiras e anéis com o mesmo banho;
  • Tenha pelo menos um conjunto clássico, como os formados por pérolas e com pingentes delicados.

O segundo passo para não errar na combinação é ter atenção ao decote, já que cada um fica melhor com um tipo de colar. 

  • Decote cigana: compõe bem com colares mais compridos;
  • Decote em V: prefira colares mais delicados e mais próximos ao pescoço;
  • Decote redondo: fica melhor com colares arredondados, seguindo o decote;
  • Gola alta: combina bem com colares alongados.

Outro fator que deve ser considerado é o seu tipo físico. Pessoas com o pescoço mais curto devem evitar gargantilhas ou choker. Colares mais compridos favorecem as mulheres mais baixas, pois ajudam a alongar a silhueta. 

O ambiente em que as joias serão utilizadas também faz toda a diferença. Se você estiver montando um look para o trabalho, os colares em camadas mais discretas são a melhor opção. Já para uma festa, os acessórios mais ousados e chamativos podem fazer toda a diferença. 

Não importa a situação, o importante para compor um visual interessante é encontrar um equilíbrio. E para isso pode ser necessário testar várias opções até encontrar a combinação perfeita. 

Agora ficou mais fácil entender como usar os colares em camadas, não é mesmo? Então é a hora de escolher alguns modelos para começar a experimentar tudo o que você aprender e arrasar em qualquer situação. Confira nossas opções de mix de colares e saia pronta para arrasar em qualquer ocasião!