Dicas / Empreendedorismo

Como fazer o controle de recebimento de suas semijoias

Tudo joia, meninas? Hoje, dando sequência a minha série de dicas de gestão do seu negócio de revenda, eu trouxe um post para ensinar como fazer o controle de pagamentos de suas semijoias. Sei que, principalmente no começo, quando a revendedora ainda não aceita muitas formas de pagamento ou quando confia em vender acessórios “na […]

Tudo joia, meninas? Hoje, dando sequência a minha série de dicas de gestão do seu negócio de revenda, eu trouxe um post para ensinar como fazer o controle de pagamentos de suas semijoias.

Sei que, principalmente no começo, quando a revendedora ainda não aceita muitas formas de pagamento ou quando confia em vender acessórios “na confiança”, alguns probleminhas podem acontecer e ela acaba não recebendo o pagamento de suas joias.

Bom, mas se essa prática ainda faz parte do seu negócio, ou mesmo que você não aceite o “fiado” na sua revenda de semijoias é essencial fazer um controle constantes dos pagamentos.

Isso é importante porque você sempre vai estar por dentro do seu fluxo de vendas, de quem já te pagou e de quem ainda falta te pagar, para quem você deu desconto, em qual venda você permitiu que o valor fosse dividido e tantas outras informações.

Como colocar o controle de pagamentos em prática?

Vocês sabem que eu sempre indico métodos fáceis para que consigam aplicar, não é? Por isso, acredito que um jeito super fácil de você fazer o controle de pagamento das semijoias é usando uma planilha do excel.

Na internet, você vai encontrar várias ferramentas que podem te ajudar a fazer seu controle, porém elas são pagas. Então, se você não puder investir nelas, pode usar a o próprio excel do seu computador que já vai te ajudar muito a fazer essa administração. É grátis, simples e se tiver qualquer dúvida, rapidinho acha uma solução na internet, ou pode perguntar para mim também, se preferir.

Nesta planilha, há algumas informações essenciais para montar seu controle de pagamento. São elas:

1- Nome da cliente
2- Valor do produto
3- Desconto (se você concedeu)
4- Data da venda
5- Data do pagamento
6- Status da venda
7- Dias de atraso (se houver)
8- Valor pago
9- Quantia que ainda falta pagar.

Na área de Status da Venda, na sua planilha, você deve inserir as informações que demonstrem se o pagamento está em dia ou em atraso. Por isso que o dado que vem em seguida é sobre os dias de atraso. Na prática fica assim:

Por que devo ter uma planilha de controle?

O mais importante é que com a planilha de controle de pagamentos vai ficar mais fácil gerenciar o que foi vendido, o que já foi pago e, principalmente, se algo ainda não foi pago. Além disso, vai conseguir calcular o lucro e identificar as clientes que compram mais.

Sem essa planilha é bem possível que perca o controle do que suas clientes precisam pagar e, assim, você pode ter bastante prejuízo. E, amiga, vou te dar um conselho. Não tenha medo ou vergonha de cobrar alguém que está te devendo, ok? Esse dinheiro é seu e você não pode ficar no prejuízo!

Sobre isso, eu fiz um artigo aqui no blog em que ensino como evitar o fiado e você não só pode, como DEVE dar uma olhada nele para entender porque essa prática atrapalha a sua revenda.

Então, que tal começar a monitorar os pagamentos de suas semijoias? Conte com o meu apoio e de toda a equipe da Francisca Joias. Siga-nos nas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter e canal do Youtube, e fique por dentro de todas as dicas que eu dou para as revendedoras!

Sabrina Nunes

SABRINA NUNES: AUTORA NO BLOG FRANCISCA JOIAS em Blog Francisca Joias
Sabrina Nunes é formada em Serviço Social, com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.
Sabrina Nunes
Whatsapp
Telegram
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram