Dicas / Empreendedorismo

Como fazer o pós-venda com suas clientes

Ainda mais importante do que vender uma vez é vender duas e isso só é possível com quem valoriza a pós-venda. Esse é o momento de fazer com que sua cliente que comprou uma vez não se esqueça de você e sinta-se atraída a adquirir novos acessórios. Você sabe como fazer o pós-venda com suas […]

Ainda mais importante do que vender uma vez é vender duas e isso só é possível com quem valoriza a pós-venda. Esse é o momento de fazer com que sua cliente que comprou uma vez não se esqueça de você e sinta-se atraída a adquirir novos acessórios.

Você sabe como fazer o pós-venda com suas clientes? Aqui na Francisca Joias essa é uma das técnicas que mais utilizamos porque, há muito tempo, reparamos a importância de não só buscar novos clientes, mas também valorizar os que já temos e fidelizá-los.

Pensando em te ajudar a tornar isso real também na sua revenda, eu separei algumas atitudes que você pode aplicar no seu negócio e começar a fazer também o seu pós-venda. Dê uma olhada!

Esteja sempre disponível às suas clientes

Mostrar-se disponível para ajudar, conversar ou dar qualquer dica para sua cliente é primordial. Para comprar com você, ela deve ter se sentido importante e esse sentimento não deve acabar com a venda.

Se quando sua cliente te ligar, mandar mensagem ou usar qualquer outro meio para se comunicar com você, ela sempre tiver uma sempre resposta rápida, pró-ativa e esclarecedora, você estará regando nela o sentimento de confiança, credibilidade e exclusividade.

Por isso, é importante que você tenha canais de fácil acesso para sua cliente como:

• Facebook
• Whatsapp
• Youtube
• Instagram
• Twitter
• Pinterest

Vá até sua cliente depois da venda

Não se deixe esquecer! Procure sua cliente mesmo depois de vender. Quando eu falo procurar, não quero dizer somente quando você tiver acessórios novos. Na verdade, além desses momentos, você deve ir atrás da sua cliente para mostrar-se disponível, perguntar como está sendo a experiência com a semijoia e se ela está precisando de alguma ajuda.

Manter o contato é essencial para que em outras oportunidades ela volte a procurar por joias contemporâneas com você.

Para isso, você pode fazer a técnica da agenda. Se hoje, por exemplo, é dia 15 e você atendeu a Ana, marque 10 dias para frente na sua agenda e coloque “ligar para Ana”. Então, quando você estiver no dia 25, vai falar com ela e mostrar-se interessada. É a técnica de pós-venda eficiente <3

Não espere que ela te procure

Que tal surpreender sua cliente? Você tem um controle de clientes? Uma simples planilha com alguns dados sobre suas consumidoras pode ajudar e muita a surpreendê-las em datas especiais, por exemplo.

Você pode oferecer um brinde ou um bom desconto no dia do aniversário dela, pode lembrá-la do produto que comprou e mostrar outras opções que fazem combinações legais, enfim, pode impressioná-la e procurá-la antes mesmo que ela vá até você.

Como eu disse acima, um pós-venda que funciona é que aquele que transforma uma venda única em uma venda recorrente.

Cuide de suas clientes

Como eu faço isso? Simples! Ensine sua cliente a comprar seus produtos, principalmente se você tem uma loja online. Mostre como é fácil fazer uma troca, caso ela precise. Ofereça vídeos, tutoriais ou posts ensinando como usar as peças, como cuidar bem delas, como guardá-las corretamente.

No Facebook e aqui no blog da Francisca, você pode ver os vídeos e artigos que eu fiz com essas dicas. Se quiser pode usá-los para divulgar para suas clientes ou somente como inspiração para fazer os seus.

Ofereça benefícios para as clientes

Principalmente para as clientes mais fiéis, você deve oferecer um benefício em troca. Essa é uma forma de “recompensá-las” pela fidelidade, de despertar o sentido de reconhecimento e, também, de incentivar novas compras.

Com o registro de clientes atualizado, você consegue identificar quem são as clientes fiéis. Com isso, presenteie-as com alguma de suas joias contemporâneas, ofereça descontos na próxima compra ou dê descontos progressivos. Um mimo sempre cai bem.

Estas atitudes se cultivadas podem fazer o seu pós-venda ser um sucesso e sua retenção de clientes ser extraordinária. Comece a colocá-las em prática e me conte como está sendo a experiência. Vou adorar saber.

Acompanhe o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e blog da Francisca Joias e tenha sempre novas dicas sobre revender suas joias contemporâneas!

Sabrina Nunes

SABRINA NUNES: AUTORA NO BLOG FRANCISCA JOIAS em Blog Francisca Joias
Sabrina Nunes é formada em Serviço Social, com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.
Sabrina Nunes

Últimos posts por Sabrina Nunes (exibir todos)

Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram