Skip to main content

Como limpar sua coleção de prata

Limpar semijoias de prata é uma tarefa e tanto, não? Bom, bem a verdade é que não. Foi-se o tempo em que isso era complicado, intoxicante, do tipo de tirar um dia inteiro para deixar as peças brilhando e ficar bem cansado depois.

Hoje em dia, além de produtos mais eficazes, as técnicas caseiras funcionam bem para deixar seus anéis, colares, brincos e pulseiras de prata a coisa mais linda. Confira alguma delas!

Produtos do dia a dia

Sabe como limpar sua coleção de prata sem esforço algum? Usando produtos básicos do dia a dia como limão, sal, vinagre, amido de milho, pasta de dentes, condicionador, sabão em pó ou papel alumínio. Não sabia disso? Pois é. Olha só como é fácil. E mais! Você pode inserir a limpeza de suas semijoias pouco a pouco na medida em que tiver que usar esses produtos em outras tarefas. Quer um exemplo? Pasta de dente.

Pasta de dente para limpar prata

Quer um produto mais corriqueiro do que esse? É impossível ficarmos sem escovar os dentes, certo? Então, quando for escová-los, aproveite para limpar a peça que você usou nesse dia. O lado bom dessa “limpeza instantânea” é que sua semijoia já vai estar brilhando, pronta para o próximo uso. Para tal limpeza, basta adicionar um pouquinho de pasta de dente em um pano e polir a semijoia. Depois, é só lavar e secar. O mesmo vale para a hora do banho, quer ver? Limpar semijoias de prata com pasta de dente

Condicionador de cabelo para limpar prata

Na verdade, essa dica funciona muito mais para prevenir que a prata fique escura. Então, se você acabou de comprar semijoias de prata, já pode cultivar o hábito de lavar seus brincos, anéis e colares de prata no banho. Daí o brilho permanece preservado. Ah, mas isso não é desculpa para demorar no banho, viu?

Limão e sal para limpar prata

Essa receitinha é bem simples. Basta cortar um limão pela metade, passar um pouco de sal em uma das metades do limão e começar a polir a semijoia de prata. Simples assim. Depois é só enxaguar a peça com água limpa e secá-la. Importantíssimo: não faça isso ao Sol e certifique-se de ter lavado bem as mãos assim que terminar a limpeza, antes de se expor ao Sol.

Vinagre e bicarbonato de sódio para limpar prata

Mais uma receitinha simples para limpar sua coleção de semijoias de prata. Em um dia comum de faxina, coloque suas peças de molho em um recipiente com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Deixe-as por duas ou três horas. É provável que a sujeira saia sem precisar esfregar, viu? Depois, basta enxaguar as peças em água fria e secá-las. Bicarbonato de sódio

Amido de milho para limpar prata

É quase o mesmo processo da pasta de dente. Logo, basta fazer uma misturinha simples de amido de milho e água e aplicá-la sobre suas semijoias de prata. Deixe que a mistura seque sobre as peças e faça a remoção com algo mais áspero, como uma esponja ou toalha grossa.

Sabão em pó para limpar prata

Dica um pouquinho mais trabalhosa, mas funciona bem também para deixar suas semijoias de prata maravilhosamente limpas. Vamos lá! Em um balde com água quente e sabão em pó, coloque suas peças e cubra com papel-alumínio. Bastam alguns minutinhos para que suas semijoias fiquem limpas. Daí é só enxaguá-las bem – para não ficarem grudentas do sabão – e secá-las.

Limpa-vidros para limpar prata

Aquele limpador de vidros bastante conhecido serve também para limpar suas semijoias de prata. É só usá-lo em um pano limpo ou mesmo numa escova de dente velha. Esfregue suas peças com suavidade e depois as enxague.

Silvo para limpar prata

Silvo é o mais famoso produto do mercado para limpar prata. Ele dá brilho, deixa as peças realmente limpas. Esse produto não risca a peça, naturalmente. E depois, para dar o toque final, basta enxaguar com água quente. Esse produto é barato e fácil de encontrar. Quem prefere ir direto ao ponto, é o mais indicado para deixar suas semijoias limpinhas e brilhando. Aproveite essas dicas e cuide bem de suas semijoias de prata. Cuidar com carinho delas é cuidar com carinho de você.