Skip to main content

Como saber se é ouro ou ao menos banhado a ouro?

A joia de ouro é uma escolha tradicional e atemporal para quem quer investir em algo que tenha valor. Mas como saber se é ouro de verdade? No post de hoje você encontra várias dicas práticas para “tirar a prova real”!

O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo e, por tradição, é o principal elemento das alianças de casamento, pois é um material nobre e sua cor representa luxo, sucesso, conquista, prosperidade e triunfo. Dessa forma, grande parte das pessoas que celebram o matrimônio terão pelo menos um acessório de ouro ao longo da vida. Mas, como saber se é ouro por completo ou só banhado a ouro? Antes de mais nada, é preciso dizer que o uso desse metal não se limita a alianças. As joias de ouro são conhecidas desde os tempos antigos e ainda hoje são populares na forma de colares, brincos e pulseiras. Então, se você tem algum desses itens e está em dúvida se é realmente de ouro, continue a leitura. Vamos te ensinar como saber se é ouro ou não do jeito mais fácil. Confira!

Classificação do ouro

O ouro é classificado por quilate, que é o peso do ouro puro em gramas. Um quilate equivale a 200 miligramas. Na prática, quanto maior o quilate, maior o preço do item. No entanto, as joias de ouro nem sempre possuem os quilates que estão anunciados. Dessa forma, é comum que vendedores comercializem um item com uma classificação maior do que a real apenas para cobrar mais caro. Por isso, é importante que você saiba a diferença entre as classificações do ouro e desconfie sempre de joias com valores abaixo do mercado. O ouro puro é um metal extremamente macio que pode ser facilmente amassado e arranhado. Isso significa que não duraria muito se fosse usado para fazer algo como uma moeda ou um anel de casamento. Para aumentar a durabilidade do ouro, ele deve ser misturado com outros metais, como cobre e prata. A esse processo damos o nome de “liga”.  Esses metais são mais duros que o ouro puro e, assim, conferem maior resistência ao objeto que está sendo feito a partir da mistura de metais. O ouro é classificado em grupos de acordo com sua pureza, sendo o mais puro o 24K, ou seja, 24 de 24 partes são ouro. Mas há também outras ligas, confira abaixo:
  • 24K (ouro puro);
  • 18K (18 partes de ouro puro misturado com 6 partes de outros metais);
  • 14K (14 partes de ouro puro misturado com 10 partes de outros metais);
  • 12K (12 partes de ouro puro misturado com 12 partes de outros metais);
  • 10K (10 partes de ouro puro misturado com 20 partes de outros metais);
  • 9K (9 partes de ouro puro misturado com 15 partes de outros metais).

7 formas de identificar se a joia é de ouro

Há muitas maneiras de saber se uma joia é realmente de ouro ou não. A primeira e mais óbvia é consultar um joalheiro, mas no momento você pode não querer gastar tempo ou dinheiro com uma avaliação especializada. Pensando nisso, abaixo separamos algumas formas confiáveis e práticas para te ajudar a saber se é ouro de verdade sem precisar sair de casa.

1- Consulte a certificação

A maneira mais fácil de saber se uma joia é realmente de ouro é por meio da Certificação Amagold da Associação Brasileira de Fabricantes de Joias de Ouro Certificado. Ao encontrar essa inscrição em sua joia, você pode ter a confiança de sua integridade e qualidade, bem como do vendedor ou da joalheria onde ela foi adquirida. Também é comum encontrar a inscrição do quilate do ouro como 18k ou 750, por exemplo. Mas, nem sempre isso condiz com a realidade.

2- Como saber se é ouro ou apenas banhado usando o ácido nítrico

Como saber se é ouro ou apenas banhado? Você pode testar a pureza fazendo o teste de ácido nítrico, também conhecido como toque ácido ou teste de toque. Este método é usado porque o ouro 750 (18K) não reage a esta substância. Dessa forma, basta raspar a joia em algo, como uma pedra, e depois colocar o ácido nítrico nela. Se não houver mudança de cor, boa notícia: a joia é de ouro 18k. No entanto, se o ouro ficar esverdeado, significa que seu acessório é apenas folheado a ouro. E, finalmente, se parecer esbranquiçado, ele pode ser de prata folheada a ouro. Na Francisca Joias vendemos joias folheadas em ouro 18k, produtos com qualidade e com valor acessível. 

3- Como saber se o colar é de ouro usando vinagre

Semelhante ao teste do ácido nítrico, nesse modelo você deve substituir a substância por vinagre. Aplique duas ou três gotas sobre a joia e observe se ocorreram mudanças em sua coloração. Se ela mudar de cor, você já sabe: não é ouro!

4- Como saber se é ouro branco ou aço

Usando o mesmo teste do vinagre, explicado acima, você tem como saber se é ouro branco ou prata e aço. Se for de aço, você verá uma forma líquida esbranquiçada como se fosse nata. E para o ouro colorido, como o rosé ou branco, é ideal verificar se possui a certificação Amagold.

5- Teste do ímã: como saber se o anel é de ouro

Você sabia que tem como saber se o anel é de ouro utilizando um ímã? Isso ocorre porque esse material repele a atração dos ímãs. Portanto, joias que são facilmente atraídas por ímãs certamente não são feitas de ouro. Este é um teste rápido para “descartar” a possibilidade de não ser ouro. Mas é preciso alertar que outros tipos de metais usados na fabricação de joias também repelem ímãs.

6- Teste da cerâmica: como saber se é ouro ou bijuteria

Para realizar esse teste, é necessário um pedaço de cerâmica branco que não seja composto por vidro. Basta esfregar a joia na cerâmica e analisar se deixa uma marca preta, se sim, significa que não é ouro, mas se a marca for dourada, é ouro puro. Este teste pode danificar a joia, então considere se vale a pena correr o risco.

7- Como saber se é usando fogo de isqueiro

Esse teste é preciso, mas não é a melhor opção para quem está buscando como saber se é ouro mesmo. Isso porque ele tem um alto potencial para danificar uma joia que não seja de ouro. Além disso, é necessário muito cuidado ao manusear o fogo. Mas para quem quiser colocar seu item à prova, os passos são os seguintes:
  • Primeiramente, coloque a chama do isqueiro sobre a joia por cerca de um minuto.
  • Se apenas aquecer, mas não escurecer ou queimar, significa que é realmente ouro.
  • No entanto, se começar a derreter ou mudar de cor, provavelmente se trata de um item banhado ou folheado a ouro.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e que possamos te ajudar a descobrir se alguma de suas joias é de ouro ou não. Que tal agora saber a diferença entre joias e semijoias? Esses dois tipos de acessórios possuem diferenças importantes que vão além do custo-benefício.