Entenda a diferença entre brilhante e diamante nas joias
Brilhante e diamante têm características e propósitos diferentes, mas as pessoas costumam usá-los de forma intercambiável. Na gemologia, o diamante é uma pedra preciosa, enquanto o brilhante é um de seus tipos de lapidação. Entenda.
Um anel de brilhante é o objeto de desejo de muitas mulheres. Mas, para saber como identificar esse tipo de pedra, é preciso entender qual a diferença entre brilhante e diamante.Depois de ler este artigo, você perceberá que as duas coisas, embora pareçam iguais, possuem diferenças importantes. Prossiga a leitura e descubra o que torna uma opção mais valiosa do que a outra.
O que é o diamante?
Um diamante é um tipo de pedra preciosa feita de carbono. Tem uma dureza de 10 naescala de Mohs, o que a torna a substância natural mais dura conhecida pelo homem.Os diamantes são formados em altas pressões e temperaturas dentro do manto da Terra, e são considerados uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo devido à sua raridade, beleza e escassez.Quanto mais cristalino for um diamante, mais valioso ele será.Os diamantes em joalheria passam por um processo de corte surpreendentemente preciso para definir a “forma” da gema.Alguns critérios que definem a pureza/qualidade de um diamante incluem clareza, corte, polimento e peso em quilates. Se você quiser saber mais sobre diamantes e seus padrões, confira abaixo.
Clareza:
A clareza é o quão claro a pedra parece a olho nu. É uma qualidade importante a ser considerada, pois, pode influenciar o valor do diamante. Em geral, os diamantes cujas falhas não prejudicam a luz que os atravessam terão classificações de clareza mais altas.
Cor:
OGIA (Gemological Institute of America) desenvolveu um sistema de classificação para diamantes que começa com a letra D e termina com a letra Z.O preço de um diamante diminui proporcionalmente a quanto mais cor ele tem. A escala de classificação é baseada na ideia de que diamantes com mais cor são menos desejáveis do que aqueles sem cor.
Lapidação:
O corte, as proporções, o grau de acabamento e a simetria são os aspectos mais importantes da construção de um diamante. Um corte ruim é refletido no baixo desempenho de luz de um diamante e vice-versa.Além disso, a quantidade de facetas influenciam em como o diamante refletirá a luz e o brilho. E já adiantamos que essa é a principal diferença entre diamante e brilhante.
Peso:
Quilates são unidades de medida que indicam a quantidade de diamante em um item de joalheria. Um anel de brilhante com 2 quilates equivale a 400 miligramas ou 0,4 gramas.Na joalheria, o termo “pontos” é amplamente utilizado para se referir ao peso das pedras preciosas. Por exemplo, quando um vendedor diz que a joia tem 50 pontos, isso significa que a gema tem meio quilate de peso.Quanto maior for o peso, maior será a pedra e o seu valor.
Qual a diferença entre brilhante e diamante?
A natureza cria uma pedra preciosa chamada diamante, que é então trabalhada para produzir joias elegantes, como anéis de noivado, alianças ou colares.Mas também é possível reproduzir em laboratório pedras muito parecidas com diamantes, como a zircônia. Esta é uma opção com excelente custo-benefício, mas é bastante confundida com cristais e strass, por isso já esclarecemos as diferenças entre elas em outro post: Zircônia, cristal ou strass?Agora, vamos focar nos diamantes, que são frequentemente cortados em formas e designs distintos para obter maiores efeitos.Sabe qual é a diferença entre brilhante e diamante? A quantidade de facetas!Um corte brilhante faz uso de 58 facetas, cada uma das quais foi projetada especificamente para criar mais brilho na peça.Esse corte ficou muito famoso por ser um dos que mais valorizam a pedra preciosa. Sem dúvida, o brilhante é o favorito das mulheres quando se trata de anéis de noivado!Com o tempo, muitos lapidadores de diamantes aperfeiçoaram as proporções do diamante moderno e foram responsáveis por aumentar sua popularidade. Os mais influentes nesse processo foram Henry Morse e Marcel Tolkowsky.Os diamantes brutos de hoje são lapidados de uma forma que produz mais luz. E eles não são apenas mais brilhantes, eles também são mais valiosos.Apesar disso, ainda há muitos diamantes por aí que não são brilhantes. Então, se você faz questão dessa característica, é preciso saber como identificá-la.
Como identificar uma pedra de brilhante?
Muitas joalherias vendem diamantes que não são brilhantes para reduzir custos. É bastante comum, por exemplo, encontrar um anel de diamante com corte 8/8, o que significa que possui menos facetas que um brilhante (58) e, portanto, brilha menos e custa menos.Para identificar uma pedra de brilhante, basta perguntar ao vendedor quantas facetas ela possui. Isso irá demonstrar que você sabe o que está procurando e tem uma compreensão do assunto, evitando assim que pessoas mal-intencionadas tentem lhe enganar.Então, lembre-se: se a joia se tratar de um “oito oito”, significa que não é um brilhante.
Entendeu qual é a diferença entre brilhante e diamante?
Mais conhecidos como diamantes “brutos”, a natureza está cheia de espécimes que podem ser confundidos com pedaços de vidro à primeira vista.Para que se tornem joias, precisam ser lapidados, o que transformará o diamante bruto em belas peças de brilhante, navete, gota, princesa, oval ou coração – apenas alguns de seus tipos depois da lapidação.Até agora, ficou claro qual a diferença entre brilhante e diamante?Para não restar dúvidas: diamante é o nome da pedra. Brilhante é o tipo de lapidação do diamante.Você gosta deste assunto? Então que tal saber agora adiferença entre semijoias e bijuterias? Boa leitura!