Empreendedorismo Feminino, inspire-se com essas histórias
A presença feminina vem promovendo mudanças econômicas e sociais que contribuem para o crescimento do país
O empreendedorismo feminino do Brasil tem gerado grandes transformações no mercado de trabalho, contribuindo diretamente para o empoderamento de milhares de mulheres brasileiras.As características do empreendedorismo feminino estão atreladas a negócios idealizados ou que possuem mulheres em seu comando. Porém, ele não se limita àquelas mulheres que têm seu próprio negócio, mas se estende às que têm um perfil empreendedor e assumem uma postura focada e inovadora como líderes em suas áreas de atuação.
Quantas mulheres empreendedoras têm no Brasil?
De acordo com o Sebrae, 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, e entre elas estão empreendedoras de sucesso, como Leila Velez e Zica Assis. Elas foram responsáveis por 34% dos negócios criados no Brasil em 2018. Se você quer fazer parte deste grupo, conheça histórias que irão te estimular a dar os primeiros passos:
Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras
A biografia conta a história de Zica, idealizadora do Beleza Natural, um salão de especializado em cabelos afro; e de Leila Velez, que se tornou a mais jovem gerente do McDonalds, após dois anos na rede de fast-food.
The Woman I Wanted to be
Nessa biografia, a icônica estilista Diane Von Furstenberg divide com o leitor sua trajetória como empreendedora e a construção de seu legado – de princesa a rainha da moda.
Quais os desafios do empreendedorismo feminino?
O preconceito, a dupla jornada e o medo são os atuais desafios do empreendedorismo feminismo.Felizmente, há cada vez mais mulheres que os superam para realizar seus sonhos financeiros e pessoais. Que tal conhecer os desafios das empreendedoras e como elas superaram cada um deles com as ótimas leituras a seguir?
Empreendedorismo Feminino – Transformando ideias em negócios, modelos e práticas
O livro traz ao leitor a incrível história de 28 empreendedoras que são referência em seus negócios e chefes de famílias. Essas mulheres compartilham não só as conquistas, mas também as situações adversas que tiveram que superar para chegar ao topo.
Qual a importância do empreendedorismo feminino?
Um dos fatores de maior importância do empreendedorismo feminino 2020 é a redução de desigualdades, gerando oportunidades de liderança para as mulheres. Para saber mais sobre a importância desse movimento, confira os livros a seguir:
Faça Acontecer. Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar
Sheryl Sandberg, COO do Facebook, revela na obra a importância para as mulheres de empreender, de lutarem por seus objetivos e assumirem riscos em seus campos de atuação. Ela é voz ativa na luta contra a desigualdade de gênero nos cargos de liderança de empresas, e você não pode deixar de ler.
Mulheres Líderes e Empreendedoras: Os Compromissos que Fazem a Diferença na Carreira de uma Executiva
Em Mulheres Líderes e Empreendedoras, a professora de empreendedorismo Silvina Ana Ramal oferece uma perspectiva feminina sobre o mercado de trabalho e apresenta os compromissos que as mulheres devem fazer para chegarem ao topo de suas carreiras.
Empreendedorismo Feminino: Um Estudo da Relevância Individual do Trabalho de Mulheres Empreendedoras de Minas Gerais
Este é um estudo baseado numa amostra com mais de 250 mulheres mineiras empreendedoras, no qual elementos como inteligência emocional, educação e características pessoais são analisadas para a construção do perfil empreendedor.O empreendedorismo feminino é, de fato, capaz de mudar vidas. A Francisca Joias é um exemplo de final feliz, e esperamos que você também possa começar a escrever a sua história nessa jornada.