Skip to main content

Empreendedorismo Feminino, inspire-se com essas histórias

 A presença feminina vem promovendo mudanças econômicas e sociais que contribuem para o crescimento do país

O empreendedorismo feminino do Brasil tem gerado grandes transformações no mercado de trabalho, contribuindo diretamente para o empoderamento de milhares de mulheres brasileiras. As características do empreendedorismo feminino estão atreladas a negócios idealizados ou que possuem mulheres em seu comando.  Porém, ele não se limita àquelas mulheres que têm seu próprio negócio, mas se estende às que têm um perfil empreendedor e assumem uma postura focada e inovadora como líderes em suas áreas de atuação.  

Quantas mulheres empreendedoras têm no Brasil? 

De acordo com o Sebrae, 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, e entre elas estão empreendedoras de sucesso, como Leila Velez e Zica Assis. Elas foram responsáveis por 34% dos negócios criados no Brasil em 2018.  Se você quer fazer parte deste grupo, conheça histórias que irão te estimular a dar os primeiros passos: 

Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras

imagem do livro e dos autores de beleza natural A biografia conta a história de Zica, idealizadora do Beleza Natural, um salão de especializado em cabelos afro; e de Leila Velez, que se tornou a mais jovem gerente do McDonalds, após dois anos na rede de fast-food.

The Woman I Wanted to be 

quatro fotos da autora e do livre the woman a i wanted to be Nessa biografia, a icônica estilista Diane Von Furstenberg divide com o leitor sua trajetória como empreendedora e a construção de seu legado – de princesa a rainha da moda. 

Quais os desafios do empreendedorismo feminino?  

O preconceito, a dupla jornada e o medo são os atuais desafios do empreendedorismo feminismo. Felizmente, há cada vez mais mulheres que os superam para realizar seus sonhos financeiros e pessoais.  Que tal conhecer os desafios das empreendedoras e como elas superaram cada um deles com as ótimas leituras a seguir? 

Empreendedoras de Alta Performance

quatro fotos do livro e das autoras de empreendedoras de alta performance A obra retrata a vida de grandes mulheres empreendedoras e os desafios com os quais elas tiveram que lidar para se tornarem líderes em suas áreas de atuação. 

Empreendedorismo Feminino – Transformando ideias em negócios, modelos e práticas

três fotos da capa do livro empreendedorismo feminino O livro traz ao leitor a incrível história de 28 empreendedoras que são referência em seus negócios e chefes de famílias. Essas mulheres compartilham não só as conquistas, mas também as situações adversas que tiveram que superar para chegar ao topo. 

Qual a importância do empreendedorismo feminino? 

Um dos fatores de maior importância do empreendedorismo feminino 2020 é a redução de desigualdades, gerando oportunidades de liderança para as mulheres.  Para saber mais sobre a importância desse movimento, confira os livros a seguir:

Faça Acontecer. Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar

imagem da capa e da autora do livro Faça Acontecer Sheryl Sandberg, COO do Facebook, revela na obra a importância para as mulheres de empreender, de lutarem por seus objetivos e assumirem riscos em seus campos de atuação.  Ela é voz ativa na luta contra a desigualdade de gênero nos cargos de liderança de empresas, e você não pode deixar de ler.

Mulheres Líderes e Empreendedoras: Os Compromissos que Fazem a Diferença na Carreira de uma Executiva 

imagens da capa e das autores do livro mulheres líderes e empreendedoras Em Mulheres Líderes e Empreendedoras, a professora de empreendedorismo Silvina Ana Ramal oferece uma perspectiva feminina sobre o mercado de trabalho e apresenta os compromissos que as mulheres devem fazer para chegarem ao topo de suas carreiras. 

Empreendedorismo Feminino: Um Estudo da Relevância Individual do Trabalho de Mulheres Empreendedoras de Minas Gerais

três fotos com a capa e com a autora da obra empreendedorismo feminino Este é um estudo baseado numa amostra com mais de 250 mulheres mineiras empreendedoras, no qual elementos como inteligência emocional, educação e características pessoais são analisadas para a construção do perfil empreendedor. O empreendedorismo feminino é, de fato, capaz de mudar vidas. A Francisca Joias é um exemplo de final feliz, e esperamos que você também possa começar a escrever a sua história nessa jornada.