Estilo criativo: saiba o que é e como montar looks incríveis

Pessoa com estilo criativo combina estampas, cores e texturas em um único look

Autenticidade é a palavra que define o estilo criativo 

O estilo criativo é para quem gosta de ousar nas combinações ou prefere não seguir regras ditadas pela moda, na hora de montar um look. 

Provavelmente, você deve conhecer ou até mesmo é adepta a esse estilo, mas ainda não conhece bem o termo. Mas, então, o que é estilo criativo? Como montar looks criativos e autênticos? É o que você vai conferir ao longo deste post. 

Veja também: Estilistas Famosos, 07 Personalidades Mais Amadas Da Moda!

O que é o estilo criativo

O estilo criativo faz parte dos sete estilos universais. Porém, ele se caracteriza por ser uma mistura dos outros seis: esportivo, romântico, urbano, tradicional, elegante e sexy. 

É uma alternativa de estilo para quem não gosta de seguir regras estabelecidas, são criativos e não têm medo de ousar na hora de criar looks diferentes, despojados e originais. 

Como o próprio nome indica, o estilo criativo exige criatividade na hora de escolher as peças, calçados e acessórios que farão parte de um look cheio de personalidade e único. As combinações costumam não ser nada discretas, mas chamam a atenção (positivamente) pela identidade que transmitem por meio das peças. 

O que caracteriza o estilo criativo?

O estilo criativo é basicamente composto por diferentes misturas de outros estilos. Porém, não basta simplesmente pegar peças aleatórias do armário e montar um look.

Apesar de ser uma mescla, é necessário ter um pouco de conhecimento de moda na hora de pensar nas combinações, para que tudo fique em perfeita harmonia e não pareça sobrecarregado visualmente.

Não há muitas regras para o estilo criativo, a não ser a de sair do óbvio e da zona de conforto da moda. Para te ajudar a entender melhor esse estilo, separamos algumas dicas e inspirações para você montar looks únicos. Confira abaixo. 

Não sabe como montar um look criativo? Veja algumas dicas e inspirações

Entender como fazer combinações nada óbvias e harmoniosas vão te ajudar a pensar em looks originais. 

Mix de estampas

Três looks com mix de estampas

Cada estilo universal tem um tipo de estampa marcante. O romântico, por exemplo, pede estampas florais e delicadas. As listras fazem parte dos looks esportivos, e assim por diante.

Porém, no estilo criativo, não há regras que demarquem o estilo de estampa que combina. Pelo contrário: o mix de estampas está liberado, desde que elas fiquem harmoniosas no look.

Mistura de cores

Três looks com mistura de cores

Assim como as estampas, a mistura de cores faz parte do estilo criativo. Tanto os tons sóbrios e pastéis quanto os vibrantes e neons podem aparecer no look.

As cores não estão restritas apenas às peças de roupas, pois elas podem aparecer nos sapatos, bolsas, chapéus, óculos e demais acessórios. Na hora de pensar nas combinações, escolha looks que sigam uma linha de contraste, monocromático ou cores opostas.

Para isso, use o círculo cromático para montar looks coloridos incríveis. Essa ferramenta vai te auxiliar a entender melhor quais são as cores análogas e complementares.

Veja também: O Que É Cromoterapia E Como Ela Pode Ajudar Na Expressão Da Sua Personalidade!

Combinação de estilos

Três looks que combinam diferentes estilos

O estilo criativo pode ser visto como um mix de todos os outros estilos. Nesse sentido, você pode criar looks que transitam por dois ou mais tipos. Por exemplo, é possível combinar uma calça mais casual, de alfaiataria, com um cropped despojado ou um top mais sensual. 

Para fazer mix incríveis, conheça as principais características dos estilos universais e pense em looks que combinam com os seus gostos.  

Roupas e acessórios artesanais 

Três looks com peças artesanais de roupa

As roupas e acessórios feitos à mão fazem parte do estilo criativo. Nesse sentido, o tricô, o crochê e o macramê são as técnicas artesanais mais usadas nos looks. Inclusive, elas apareceram com força na passarela na Semana de Moda de Milão em 2021. Porém, você pode usar outros tipos de trabalho artesanal. 

Todo mundo deve ter uma peça quentinha feita de tricô para os dias frios, ou mesmo um cropped de crochê usado na alta estação. Essas peças podem ser usadas para montar looks únicos e confortáveis.

Para looks criativos, o artesanal também pode aparecer nos acessórios, bolsas e sapatos, e não apenas nas roupas. 

Mix de texturas 

A mistura de elementos no estilo criativo também aparece nas texturas dos tecidos e acessórios. Uma forma interessante de fazer ótimas combinações é usar uma peça com aspecto mais liso e delicado em contrapartida com uma peça mais pesada ou áspera. 

Bolsas e sapatos em destaque no look

Sapatos e bolsas com mix de texturas

Uma das formas de ser criativo no look é deixar o destaque para as mãos e os pés, nesse caso, para bolsas e sapatos.

Nesse sentido, os sapatos e bolsas podem ser de diferentes formatos e cores, além de passear pelos diferentes estilos universais. Além disso, um look criativo pede calçados bem característicos de um estilo, como tênis esportivo ou um sapato de salto fino.

Sobreposições 

A sobreposição não é uma novidade no mundo da moda, afinal, mesclar diferentes peças de roupas (que não deveriam ser usadas juntas) faz parte do estilo de muitas pessoas.

Justamente pela mistura, a sobreposição cai bem nos looks do estilo criativo. Não há regras! Com um pouco de criatividade, dá para juntar peças improváveis e criar looks incríveis. 

Acessórios 

Os acessórios são peça-chave no estilo criativo. Por isso, bolsas, óculos, chapéus, brincos, colares e outras peças devem fazer parte do guarda-roupa de quem deseja seguir esse estilo. Para complementar o look, eles precisam ser extravagantes, ter formatos diferentes e ser o destaque da composição. 

Bianca Andrade com acessórios criativos em diferentes looks

Gostou deste artigo sobre estilo criativo? Na hora de montar o seu look carregado de personalidade, escolha as joias da Francisca Joias. Acesse nosso catálogo e confira todas as coleções lançadas.

GOSTOU? COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe seu comentário