Skip to main content

Estilo Oversized: como compor looks e acessórios

Quando falamos de moda, o estilo oversized trata de roupas que fogem da modelagem padrão, que não marcam e nem evidenciam as curvas do corpo, mas que são também muito confortáveis e versáteis. 

O conforto e a liberdade têm sido a escolha de muitas pessoas, especialmente daqueles que experimentaram os benefícios do trabalho home office e adotaram esse como um estilo de vida.  O estilo oversized é contemporâneo e eclético, além de poder ser usado por diferentes tipos de pessoas e gêneros. Ele confere a simplicidade desejada após tempos de muitas restrições, mas sem perder a beleza e a personalidade no visual.  Se você também está em busca de moda e conforto, o estilo oversized pode ser para você. E neste conteúdo você vai saber tudo, inclusive como introduzir ele no seu dia a dia. Confira!

O que é o estilo oversized?

O termo oversized vem do idioma inglês e significa algo largo ou maior do que o tamanho convencional. E quando falamos de moda, o estilo oversized refere-se ao estilo de roupa larga feminina ou masculina, que parecem sobrar no corpo, que fogem da modelagem padrão, que não marcam e nem evidenciam as curvas do corpo.  O termo que pode definir facilmente esse estilo é conforto. Essas roupas mais largas oferecem muito mais liberdade aos movimentos e versatilidade ao visual, e podem ser usadas em qualquer ambiente, seja profissional ou social.  

Um pouco da história

O estilo oversized teve início nos Estados Unidos e Canadá, por volta da década de 1920, quando um zoólogo britânico, William Henry Flower, escreveu o livro “Fashion in Deformity” (livremente traduzido como Moda da Deformação), que tratava das deformidades causadas ao corpo feminino pelo espartilho e pelas roupas excessivamente apertadas, muito usadas na época.  Gradualmente, as mulheres, que já estavam em um movimento de conquista ao direito ao voto e também a trabalhar fora de casa, identificaram no uso de roupas mais confortáveis mais uma forma de lutar contra as pressões impostas pela sociedade.  Assim surgiram os primeiros registros da moda oversized, que hoje é considerada sem gênero, ou seja: que pode ser usada por todas as pessoas, justamente por ter em seu estilo um caimento menos apertado e corte reto.  Um dos primeiros looks de referência do estilo oversized é o terninho feminino, criado por Gabrielle ‘Coco’ Chanel, que era uma composição de blazer e saia, evoluindo depois para os modelos retos de calças e blazer.     Já nas décadas de 80 e 90, época dos exageros na moda, como os cabelos armados, ombreiras extravagantes e cores chamativas, o estilo oversized voltou com tudo também.  E agora, cerca de um século após a criação do estilo oversized, ele retorna com a promessa de oferecer mais conforto e liberdade, também no visual.

Como ter o estilo oversized?

É comum que muitas pessoas pensem que o estilo oversized é oposto à elegância, mas estão enganadas.  O estilo certamente tem uma tendência a ser mais despojado, mas quando usado com itens de alfaiataria, como blazers, calças largas, como as pantalonas, as bocas de sino e as flares e camisas sociais podem compor looks bastante elegantes.  Muitas vezes já temos roupa com estilo oversized no guarda-roupa, como jaquetas e moletons, que podem ser combinadas com vestidos e saias, para compor um visual diferente.  Uma dica é buscar roupas masculinas, que podem ser dos irmãos, namorado ou de amigo. As camisas sociais são ótimas, pois são maiores que as femininas e, normalmente, também têm um corte mais reto.  No inverno, o estilo oversized ganha força também com os casacos mais largos e longos, que garantem o conforto e a proteção contra o frio.   Uma das grandes vantagens do estilo oversized está ligada à sustentabilidade. Marcas famosas estão lançando coleções em tamanho único para conquistar o público alinhado à maior durabilidade das roupas e à moda circular.  Com essas roupas, mesmo que o corpo mude, o item continua servindo por muito tempo, e como não tem gênero, podem ser passados para outras pessoas, sem distinção. 

O que é um estilo cool?

Cool, em inglês, quer dizer legal. Sendo assim, o estilo cool é um estilo despojado e despreocupado, exatamente como o estilo oversized pode ser. Mas não confunda com desleixo.  O estilo cool inclui vestimentas que tenham coerência quando combinadas, muitas vezes usando a criatividade para misturar o estilo clean com vestes mais elaboradas também.  A pessoa com estilo cool gosta de misturar esporte e casual, usa saia com tênis e combina também com modelos mais clássicos.  

Como usar look oversized?

Para adotar o look oversized é preciso escolher roupas práticas e com tamanho maior que o de costume.  O segredo para compor looks incríveis com o estilo oversized feminino é o equilíbrio entre as roupas. Por serem mais volumosas, o ideal é contrapor com modelos mais justos. Você pode usar uma blusa ou moletom largo e combinar com um short, calça ou saia mais justa, ou o inverso.  Pessoas mais baixas podem escolher itens de uma única cor, mas com tonalidades diferentes, para gerar uniformidade. Já as pessoas mais altas, podem misturar cores e texturas. 

Looks no estilo oversized

Existem algumas referências e roupas-chave para compor o look no estilo oversized, vamos ver algumas delas!
  • Terninho feminino

Muitos anos depois do modelo criado por Coco Chanel, o terninho hoje é popular tanto com calça, quanto com saia, e o blazer ajuda a compor um visual mais casual ou despojado, dependendo da combinação.  O estilo oversized pode ser incorporado em roupas mais largas e com corte reto, não acinturado, com ou sem a camisa social por baixo.  Terninho oversized em duas versões: bege e preto
  • Moletom

Um dos principais ícones da moda oversized, o moletom compõe looks mais despojados e cheios de estilo. E não pense que ele é usado apenas em situações casuais. O casaco em tamanho maior ou moletom também podem compor um visual mais estiloso.  Moletom oversized em duas versões: laranja só blusa e rosa vestido
  • Camiseta oversized

Uma camiseta feminina em tamanho maior ou um modelo masculino podem ser combinados com calça legging, ou com shorts, e fica uma arraso.  Camiseta oversized branca e preta
  • Calça oversized

Você pode escolher contrapor os volumes, usando uma blusa mais justa com a calça mais larga, ou então se entregar de vez ao estilo e compor um look inteiro mais largo. A escolha é sua! Calça jeans oversized em dois looks
  • Camisa social

Também nos modelos masculinos ou em tamanho maior, a camisa social ajuda a compor um look mais sofisticado, principalmente quando é combinada com um bom salto alto. Mas quando usada com tênis, você pode ir para qualquer lugar também.  Camisa branca oversized estilo vestido e com chapéu

Acessórios para estilo oversized 

O estilo oversized pode ser usado com qualquer tipo de acessório, basta combinar com o look.  Se a escolha for um visual mais elegante, com vestes de alfaiataria, por exemplo, pode ser combinado com um mix de colares delicados, com pedras na mesma tonalidade das roupas.  Mix de colares estilo oversized Já para o visual mais ousado não existe limite. Desde os maxi brincos, maxi colares e o mix de pulseiras, tudo é permitido para acompanhar o excesso de volume das roupas.   Brinco com cascata de stresss e letra Nos pés também a imaginação não precisa ter limites. Tanto botas estilo coturno, como scarpins e até mesmo os tênis podem compor visuais incríveis.   Agora você já conhece o estilo oversized e como usá-lo, tanto no seu dia a dia, como em ocasiões mais formais, aproveitando para garantir mais conforto e versatilidade no seu visual. Quer saber sobre moda e acessórios? Continue acompanhando o blog e conheça as últimas coleções da Francisca Joias.