O que é o estilo romântico e como usar

Mulher com vestido azul estilo romântico

O estilo romântico é uma maneira particular de se vestir que se caracteriza por saias e vestidos longos e fluidos, itens com rendas, fitas e laços. As roupas estilo romântico são, geralmente, feitas de tecidos luxuosos, como seda e cetim, e são frequentemente decoradas com flores, bordados ou joias.

O estilo romântico é um modo de se vestir que agrada diversas mulheres — e homens também. Um dos benefícios desse estilo é que ele se adapta a pessoas que querem ser um pouco ousadas, mas não se importam em optar por um visual mais feminino e delicado.

Continue lendo para conhecer sobre esse tema e saiba quais peças-chave compõem esse modelo de se vestir.

O que é o estilo romântico

O estilo romântico clássico é um tipo de roupa que é tradicionalmente visto como elegante e gracioso. Apesar de sua associação muitas vezes feminina na cultura ocidental, os estilos românticos também são populares entre os homens.

O estilo romântico de se vestir é caracterizado por rendas, fitas e outros tecidos macios e delicados, além de linhas longas, cores suaves e estampas florais.

É tipicamente associado à era vitoriana e apresenta itens como vestidos ou saias de renda, blusas de gola alta e em trajes clássicos, anáguas e espartilhos.

O que o estilo romântico transmite?

O estilo romântico é frequentemente associado à beleza natural e à simplicidade. Isso se deve às cores e aos tecidos leves e macios, como algodão ou seda.

Esse modo de se vestir transmite uma sensação de elegância, graça e feminilidade. Também se concentra na ideia de poder expressar suas emoções. Isso é alcançado usando linhas e curvas delicadas em padrões, bordados e trabalhos em renda.

Como se vestir no estilo romântico?

As roupas de estilo romântico feminino têm muitos detalhes delicados, como rendas, fitas, babados, entre outros. Por exemplo:

  • acabamento em renda na parte inferior do vestido;
  • babados no decote;
  • saia plissada com cinto de fita;
  • mangas plissadas;
  • camisas e blusas com golas arredondadas;
  • cintura marcada.

Para aprimorar seu senso de equilíbrio, explore estilos modernos, como designs de calçados minimalistas e acessórios contemporâneos, como brincos e anéis.

Alguns dos modelos de calçados mais populares nesse estilo são: sapatilhas, scarpins, tênis delicados, sandálias de tiras finas, detalhes em renda e bico redondo.

Nos cabelos, há uma preferência por penteados com tranças e coques que mostram um lado mais feminino. Os acessórios de pérolas complementam vários looks, e as joias douradas criam uma aparência elegante.

Colar dourado estilo romântico

Leia também: Pulseira com Pérolas: Estilos e Combinações

Quais os sete estilos universais?

De acordo com a definição das consultoras de estilo e imagem Alyce Parsons e Mimi Dorsey, no livro “Style Source”, existem sete estilos universais, usados por estilistas de todo o mundo. São eles:

  1. natural esportivo;
  2. tradicional;
  3. refinado;
  4. romântico;
  5. criativo;
  6. sexy;
  7. dramático urbano.

Cada um desses estilos possui modelos característicos usados para representar uma personalidade única ou transmitir uma mensagem diferente.

Quais são as cores do estilo romântico?

Para estilos mais românticos, as cores escuras ficam de fora durante o inverno, enquanto os tons claros, pastéis e sem contraste são os preferidos para criar looks.

Essas tonalidades são conhecidas como candy colors, e são as que estão presentes no algodão doce e nos marshmallows. Em termos de estampas, florais e poás são uma aposta segura.

Vale ressaltar, no entanto, que o estilo romântico não deve ser equiparado ao “infantil”. Cuidado para não usar roupas que não sejam adequadas para adultos.

Como compor looks nesse estilo

Você acredita que esse estilo é para você? Então que tal conferir uma sugestão de look para cada ocasião? Olha só!

Estilo romântico casual

A mistura de saia rodada e camiseta, ou vestidos mais leves com casaco é muito interessante para visuais casuais. A combinação de camisas românticas com saias de couro, também funciona perfeitamente com a proposta mais descontraída.

Para uma noite de encontro ou evento especial

As saias e vestidos estilo romântico moderno são combinados com roupas contemporâneas e retas quando se trata de uma ocasião mais importante. Eles geralmente consistem em tecidos leves e fluidos, como seda ou chiffon, e geralmente são adornados com bordados ou apliques delicados.

Para os eventos mais sérios, então, invista em vestidos longos — o comprimento midi é o mais usado e fica um charme —, saias e mangas bufantes. Se o tempo estiver mais fresco, acrescente um casaco com mangas volumosas e estruturadas.

Nesse estilo de look mais fechado, como o da referência, você pode aproveitar os espaços à mostra para adicionar acessórios que abrilhantam o visual.

Algumas sugestões que você encontra na Francisca Joias são os braceletes e anéis solitários.

Para trazer à tona o seu lado feminino

Quando quiser um look mais informal e feminino, opte por blusas com babados, apliques e laços, e combine-as com calças justas e de cintura alta. Esta roupa é perfeita para ocasiões casuais e para o trabalho.

Para dar um toque especial ao visual, você pode acrescentar um colar delicado e encantador.

Mulher usa colar delicado estilo romântico

Para se sentir confiante

Quer mostrar suas curvas? Experimente uma camiseta e shorts de cintura alta!

Um vestido mais curto com um decote elegante ou uma transparência sutil também pode deixar seu look um pouco mais ousado sem sair do seu estilo.

Vestido floral estilo romântico

Estilo romântico elegante

Para criar um visual mais elegante, basta associar os looks anteriores a tecidos mais nobres como a seda, por exemplo. Nessas ocasiões, os complementos também ajudam a compor o estilo, invista em joias, tiaras e penteados românticos. E claro, salto alto é sempre uma boa escolha nesses casos.

Para completar este look, recomendamos acessórios de cabelo como presilhas ou tiaras com pérolas para dar um toque extra aos penteados. 

Mulher usa tiara de pérolas à direita e presilha de pérolas à esquerda

Estilo romântico masculino

O estilo romântico masculino é caracterizado principalmente pela delicadeza. Isso reflete bem o jeito de se vestir dos homens mais sensíveis e vaidosos.

As roupas têm um design discreto e atemporal, mas, em simultâneo, tem um toque retrô. O visual romântico tem uma paleta de cores monocromática, discreta e normalmente em tons pastéis.

Acessórios como bolsa, chapéu, cachecol, suspensórios e gravata borboleta são usados para completar o visual. Madeira, couro e pedras naturais fazem parte dos acessórios.

Tendências de estilo romântico

A indústria da moda é um campo em constante mudança, por isso pode ser difícil acompanhar todas as últimas tendências. Pensando nisso, trouxemos para você os looks românticos que as pessoas mais estão usando. Confira!

  • Mangas bufantes: as mangas bufantes são franzidas e volumosas, geralmente até o cotovelo. Elas são vistas em muitos tipos diferentes de roupas, como vestidos, saias e jaquetas;
  • Camisas estilo romântico: as t-shirts ou camisas brancas são o pretinho básico do look romântico, pois combinam bem com as estampas e cores pastéis características do estilo;
  • Cor rosa, lilás e very peri (cor Pantone de 2022): essas cores trazem muita alegria e delicadeza aos visuais românticos. Elas podem ser usadas juntas ou separadamente, dependendo do efeito desejado. Ah! Vale mencionar que a cor também pode estar presente nas joias de pedras naturais, ok?

Como vimos no post, o romântico é um dos 7 estilos universais e seus adeptos costumam ser delicados, graciosos e elegantes.

E aí, gostou desse estilo? Você acredita que combina com sua personalidade?

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil! E não se esqueça dos acessórios da Francisca Joias na hora de compor o seu visual.

GOSTOU? COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe seu comentário