mulher sorrindo com máscara de café em seu rosto
Dicas

Limpeza de pele com café, veja o passo a passo!

Quer aprender como limpar sua pele com café? Vem conferir! O café já é um queridinho nacional dos brasileiros para o dia-a-dia, a bebida mágica de todo café da manhã que nos mantém alerta o dia todo. Mas você sabia que esse mesmo café também possui propriedades cosméticas e dermatológicas? No artigo de hoje, vamos […]

Quer aprender como limpar sua pele com café? Vem conferir!

O café já é um queridinho nacional dos brasileiros para o dia-a-dia, a bebida mágica de todo café da manhã que nos mantém alerta o dia todo. Mas você sabia que esse mesmo café também possui propriedades cosméticas e dermatológicas? No artigo de hoje, vamos falar mais sobre esse ingrediente mágico e dar o passo a passo de como realizar sua limpeza de pele com café!

QUAL A PROPRIEDADE DO CAFÉ? 

três imagens de café em grãos e em pó

Dentre um dos principais componentes utilizados na formulação de produtos cosméticos para cuidados faciais está o óleo da borra do café, que possui polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis e outros componentes que atuam diretamente na pele como anti-inflamatórios e como antioxidantes poderosos e naturais. 

Esses componentes também atuam como hidratante e protetor da pele, além de estimular a síntese de colágeno e elastina, evitando maior exposição da pele aos raios solares e gerando uma maior elasticidade e resistência da pele. 

Por ser um ingrediente natural e de fácil acesso o café pode ser utilizado nos cuidados diários com a limpeza facial. Em conjunto com outros ingredientes naturais como óleos e até mesmo o mel, essa mistura torna-se uma grande aliada na manutenção da rotina de skincare. Confira abaixo o passo-a-passo para criar seu esfoliante caseiro com café!

LIMPEZA FACIAL COM CAFÉ

três fotos, sendo duas do pó de café misturado com óleo e outra do óleo sendo retirado de um pote com uma colher de madeira

Essa receita caseira além de ser fácil ainda possui impacto ambiental zero, já que os produtos utilizados são naturais e não feitos com polietileno como muitos esfoliantes por aí. 

INGREDIENTES: 2 colheres de café + óleo de coco ou de girassol, apenas!

MODO DE USO E PREPARO:

três fotos, uma mulher com máscara de café, e outras duas do pó de café misturado com óleos

Use um recipiente higienizado com álcool 70% para que não tenha nenhuma bactéria que pode entrar em contato com sua pele. Em seguida misture as duas colheres do café de sua preferência com algumas gotas do óleo, o suficiente para que a mistura tenha uma textura homogênea e de fácil aplicação.

É muito importante, antes da limpeza de pele com café, limpar seu rosto antes do uso do esfoliante caseiro, portanto enxágue sua pele com água e use o sabonete que geralmente utiliza para remover qualquer impureza da pele.

Em seguida, com a pele seca, aplique a mistura sobre o rosto e faça movimentos circulares sem muita pressão por toda pele, evitando a região dos olhos sempre. Esse movimento vai promover a esfoliação das peles mortas, pode ajudar no clareamento da pele, e na renovação celular. 

Em seguida enxágue o rosto para remover todo excesso de esfoliante e finalize seus cuidados pós esfoliação. É importante lembrar que o óleo também vai agir para forma de proteção para sua pele, e para hidratar ao mesmo tempo, mas se tiver um hidratante regenerativo é uma boa opção utilizar ele após esse processo. 

Você pode fazer essa limpeza facial mais profunda uma vez por semana, não mais que isso para não remover as barreiras naturais de proteção da sua pele. Aproveite todos os benefícios do café e perceba as diferenças que terá na sua pele.

E aí, você já sabia que o café poderia ser utilizado não só como bebida, mas também como cuidados faciais? Conta pra gente, da Francisca Joias, qual é seu truque de skincare! 

 

Sabrina Nunes

SABRINA NUNES: AUTORA NO BLOG FRANCISCA JOIAS em Blog Francisca Joias
Sabrina Nunes é formada em Serviço Social, com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.
Sabrina Nunes
Whatsapp
Telegram
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram