mulher com roupas verdes e roxa analisa um papel com diversas variações de cores
Inspiração

O que é cromoterapia e como ela pode ajudar na expressão da sua personalidade!

Use a cromoterapia a seu favor no seu dia-a-dia, vem aprender como! Você já imaginou a possibilidade de abrir o seu guarda-roupa e escolher um item que pode lhe tornar mais comunicativo, mais sensual, mais sereno, mais corajoso, mais decisivo ou até mesmo mais rejuvenescido? Isso é possível se levarmos em conta a cor da […]

Use a cromoterapia a seu favor no seu dia-a-dia, vem aprender como!

Você já imaginou a possibilidade de abrir o seu guarda-roupa e escolher um item que pode lhe tornar mais comunicativo, mais sensual, mais sereno, mais corajoso, mais decisivo ou até mesmo mais rejuvenescido? Isso é possível se levarmos em conta a cor da item e se aplicarmos a cromoterapia corretamente na nossa composição diária. Cada cor desperta uma sensação física, psíquica e emocional, tanto para quem a usa quanto para quem a vê. Por isso nesse artigo separamos os significados das cores e como você pode aplicar elas no seu dia-a-dia.

ENTENDA MAIS SOBRE O CONCEITO

três imagens com diferentes espectros de luzes coloridos

A cromoterapia é um dos principais estudos que explicam a relação entre as cores e os seres humanos. Os pesquisadores acreditam que cada cor específica atua em um chakra diferente do corpo, restabelecendo portanto nossas energias e controlando o que está em desequilíbrio.

Segundo essa terapia alternativa, cada cor carrega uma vibração energética diferente. Assim, conforme você aplica na sua vida e até mesmo nos looks que usa, pode obter efeitos na expressão da sua personalidade e muito mais.

Os estudiosos da área ainda apontam que os resultados não são absorvidos apenas pela visão, podendo também ser percebidos de forma sinestésica, ou seja, por outros sentidos do corpo.

Podemos dizer que a cromoterapia faz parte de um grupo mais amplo da psicologia das cores, que surgiu ainda no século XVII, a partir dos estudos do físico Isaac Newton. Foi ele quem descobriu que a luz branca era, na verdade, o resultado da soma de todas as cores existentes.

Desde então, surgiram muitos outros estudos científicos sobre a formação das cores, como a descoberta de que cada cor primária resulta portanto da combinação de tonalidades diferentes: azul + amarelo = verde, azul + vermelho = roxo e por assim por diante.

Coube à cromoterapia explicar o que cada uma significa e como elas podem influenciar positivamente na nossa vida.

AMARELO

três imagens de mulheres caminhando usando roupas amarelas

Vamos entender como cada cor pode influenciar na sua composição de roupa e acessórios. A cor amarela desperta seu lado comunicativo e transmite alegria. Indicada para ocasiões festivas e descontraídas. Está também ligada a jovialidade e a riqueza.

AZUL

três imagens de mulheres usando roupas azuis

Xô estresse! Itens e roupa com esta tonalidade ajudam a trazer mais calma e harmonia. O estado de serenidade o torna receptivo para a aproximação das pessoas. Passa a ser visto como leal e confiável. O tom claro traz ainda mais relaxamento. O tom escuro potencializa a sensibilidade e o sentimentalismo.

BRANCO

três imagens de mulheres usando conjuntos de roupas na cor branca

O branco simboliza a paz, e como vimos é a soma de todas as cores. Quem utiliza essa cor nos seus looks e acessórios é visto como um indivíduo de ideias claras e com bom asseio. Também passa a sensação de pureza e inocência. Perfeito para fim de ano e ocasiões descontraídas, além disso funciona muito bem em estações mais quentes, pois não retém tanto calor.

LARANJA E MARROM

três fotos de mulheres usando conjuntos nas cores laranja e marrom

O laranja eleva o bom humor e a criatividade. Estimula a coragem para encarar desafios. Ajuda a combater a baixa autoestima e é uma cor rejuvenescedora. Perfeito para estações no outono.

Já o marrom é a cor da seriedade. Você pode usar nos looks para o ambiente de trabalho, por exemplo, pois remete a objetividade, segurança e maturidade na tomada de decisão. Vale apostar nas maquiagens com o marrom também, é um tom super fácil de combinar!

PRETO

três imagens de mulheres usando conjuntos com cores pretas

Quem não ama aquele pretinho básico né? Ele funciona ocasiões mais formais ou sofisticadas, é a cor ideal para quem procura poder. Mas, cuidado, porque toda esta autoridade pode afastar as pessoas e causar o sentimento de solidão. Use com sabedoria essa cor forte!

ROSA

três imagens de mulheres usando conjuntos com diferentes tons de rosa

Ah o rosa e suas vertentes apaixonantes! Esta é a cor do amor singelo. Também pode ser vista como o tom da diplomacia, pois quem a usa desenvolve a habilidade de compreender, dialogar e propor entendimento. Vale apostar em acessórios de tons variados, e até mesmo em batons rosa!

VERDE

três imagens de mulheres usando vestidos com diferentes tons de verde

O verde é a cor da esperança. Quem a usa se torna confiante e motivado. E, ganha tranquilidade para alcançar seus objetivos. Perfeito para estamparias ousadas, fica lindo em conjunto com acessórios mais boho, e combina muito com nossas estações mais quentes do ano.

VIOLETA E ROXO

Três imagens de mulheres usando conjuntos com tons de roxo

Peças em tom violeta ou roxo remetem a sabedoria. Elas aguçam nosso brilho natural. E nos ajudam a manter o autocontrole em situações adversas. Temos uma coleção só com acessórios nesses tons, a Mystic, que ainda conta com pedras naturais para trazer ainda mais significado ao seu acessório!

VERMELHO

três imagens de mulheres usando diferentes tons de vermelho

Por fim vamos falar do vermelho, que atrai a atenção e é uma cor forte e presencial. Desperta a sensualidade. Dá energia para a conclusão de tarefas estafantes e repetitivas. Funciona super bem para ocasiões de festas!

E ai, qual dessas cores você escolheria usar, ou qual delas você acha que representa mais sua personalidade? Conte para nós, da Francisca Joias, aqui nos comentários!

Whatsapp
Telegram
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram