31/10/2018
Inspiração

Tendência: Mix de Patuá

Proteção: o que todos nós buscamos todos os dias. Quando saímos de casa pela manhã ou quando estamos diante de algum obstáculo que nos faz sentir impotentes, o patuá nos lembra do mais importante: fé e determinação. Para muitas religiões – as de matriz afro, principalmente – o uso do patuá é hábito constante. Mas […]

Proteção: o que todos nós buscamos todos os dias. Quando saímos de casa pela manhã ou quando estamos diante de algum obstáculo que nos faz sentir impotentes, o patuá nos lembra do mais importante: fé e determinação.

Para muitas religiões – as de matriz afro, principalmente – o uso do patuá é hábito constante. Mas o que é patuá?

Patuá é um amuleto da sorte. Várias religiões e seitas adotam patuás, que também são conhecidos como símbolos sagrados. Normalmente, usam patuás adeptos do candomblé, mas não só.

Depois da onda de espiritualidade não ligada a nenhuma instituição, símbolos sagrados passaram a ser usados sem que houvesse necessidade de pertencimento àquela instituição que é “dona” do símbolo. Ou seja, cada um por si e todos os patuás por todos.

No candomblé, esse amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido, na cor que corresponde ao Orixá da pessoa. Em algumas tradições ligadas ao Islã, o patuá é feito de um pedaço de couro que fica pendurado no pescoço. Nele, há trechos do Alcorão.

Voltando para o candomblé, nesse pedaço de tecido deve estar bordado o nome do Orixá, e dentro dele fica uma pequena porção de ervas que é específica para cada protetor. Daí então cada pessoa guarda o patuá como preferir, embora sempre consigo: pode ser no bolso, na carteira, na bolsa.

Quem não tem uma religião específica e ainda assim acredita em símbolos sagrados, pode usar patuás?

Sim, sem dúvida. E pode até fazer um mix de patuás. É o caso de nossa pulseira com vários patuás, folheada em ródio.

Essa é para não deixar nenhuma suspeita de que você está mesmo protegida. E ela ainda é um charme! Pode ser usada com todos os tipos de roupas: das mais formais às mais despojadas.

Mas vamos conhecer um pouco de cada símbolo!

Ferradura:

É considerado um amuleto poderoso desde a Grécia Antiga. Os significados são muitos: porque era feito de ferro, que se cria proteger do mal; o formato de lua crescente simbolizava fertilidade e prosperidade.

Figa:

Símbolo de proteção contra o mau agouro, perigos e tudo o mais que possa trazer coisas ruins, a figa é um amuleto que surgiu na Itália. O nome original é “manofico”, uma junção de mão e de figo, a fruta, que representa o órgão sexual da mulher. Naturalmente – e também – é um símbolo de fertilidade.

Trevo de Quatro Folhas:

O amuleto da sorte mais famoso do mundo significa prosperidade, saúde e fortuna. Cada uma das folhas representa uma benção: esperança, fé, amor, sorte. Já o número quatro representa o ciclo completo da natureza como as quatro estações, as quatro fases da lua ou os quatro elementos da natureza: ar, fogo, terra e água. Muito legal, não?

Há muitos e muitos outros patuás e sua origem é impossível precisar. Alguns são para sorte, outros para proteção, outros ainda para fertilidade, como já vimos.

Contudo, há patuás que combatem o desânimo, o medo, que espantam inimigos, além daqueles que trazem paz. Enfim, a lista é infinita.

Você já deve ter visto outros patuás como o sol com rosto, pombas, o buda, o olho turco, sem falar nas fitas religiosas como a fita do Senhor do Bonfim e a de Nossa Senhora de Aparecida.

Os judeus tem a Estrela de David e muitas pessoas adeptas de religiões da Nova Era usam o símbolo do infinito, que é o oito deitado.

Os iogues, por sua vez, gostam do símbolo do Om. Enquanto os islâmicos prezam muito pela Mão de Fátima. Vale explicar que Fátima não é a nossa senhora, mas Fatima Zahra, considerada santa pelos muçulmanos.

Viu só como tem muita coisa para saber quando o assunto é patuá? Mas você não precisa saber de tudo para se sentir protegida, basta mentalizar coisas boas. O que mais vale no seu patuá é que ele tenha significado unicamente para você.

Garanta agora mesmo sua pulseira cheia de símbolos sagrados. A Francisca Joias mentalizou muita coisa boa para você.

Francisca Joias Contemporâneas

Facebook Google+
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram