Dicas

Parar de roer unhas. Dicas infalíveis para se livrar deste mal

Roer unhas pode ser ansiedade. Mas, cuidado, este costume pode trazer doenças Se você é uma pessoa que sofre com o ato de roer as unhas, mais conhecido cientificamente como onicofagia, esse post é para você. Esse hábito afeta homens e mulheres, pode ter início na infância e persistir durante a vida adulta, está muito […]

Roer unhas pode ser ansiedade. Mas, cuidado, este costume pode trazer doenças

Se você é uma pessoa que sofre com o ato de roer as unhas, mais conhecido cientificamente como onicofagia, esse post é para você.

Esse hábito afeta homens e mulheres, pode ter início na infância e persistir durante a vida adulta, está muito associado a ansiedade no geral.

Listamos algumas dicas que podem ajudar a evitar a vontade de roer unhas, costume que afeta tantas pessoas.

Mas vale sempre lembrar que é recomendado um acompanhamento com psicoterapeuta, psicólogo ou psiquiatra, para que a ansiedade seja controlada eficazmente e o vício diminua.

  1. Sempre pintar as unhas com esmalte especial.

No mercado atualmente existem esmaltes com um gosto amargo, o que inibe o impulso de ficar com as unhas na boca sempre.

  1. Manter as unhas cortadas.

Manter as unhas em um tamanho mais curto evita a tentação de arrancar algo com os dentes, afinal a área de unha já está menor. 

  1. Tenha distrações.

Sempre que sentir o ímpeto de colocar as unhas na boca tenha algum ponto de distração para trocar de foco. Bolas anti-estresse, atividades com elásticos, moedas, parar para fazer uma leitura, mascar chicletes, investir em um novo hobbie e assim por diante, tente substituir o hábito.

  1. Alongamento de unhas.

Você pode investir no alongamento de gel ou em unhas postiças para ajudar. Principalmente o alongamento ajuda controlar pois a unha de gel é mais grossa e bem dura, tornando o ato de roer quase impossível. 

  1. Fazer tratamento específico.

Como recomendamos no início do post procure ajuda de um profissional capacitado na área, ele vai ajudar na raiz do problema.

Nossas unhas servem para proteção da parte superior dos nossos dedos, e ainda como barreira para entrada de micróbios e bactérias no corpo e na corrente sanguínea, por isso é importante abandonar o hábito que pode trazer consequências ruins ao nosso corpo. 

Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido novas dicas para se livrar de uma vez por todas de roer as unhas. Nos diga o que achou e se já vai aplicar alguma dica no seu dia-a-dia.

E não deixe de ver as nossas coleções de semijoias. Sem roer unhas, sua mão vai ficar ainda mais linda e você vai se sentir mais poderosa do que já é.

Sabrina Nunes

SABRINA NUNES: AUTORA NO BLOG FRANCISCA JOIAS em Blog Francisca Joias
Sabrina Nunes é formada em Serviço Social, com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.
Sabrina Nunes
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram