Skip to main content

Por que as semijoias escurecem?

Com o passar do tempo, os acessórios perdem aquele brilho do momento da compra e acabam oxidando. Basta entender, no entanto, por que as semijoias escurecerem para você descobrir como reverter essa situação! 

Acessórios, sejam eles joias, semijoias ou bijuterias, são fundamentais para um look marcante e único. Há quem diga, inclusive, que os acessórios são os verdadeiros responsáveis por dar personalidade ao visual.  Mas sabemos também que cuidar desses pequenos notáveis é um verdadeiro desafio. Basta alguns contatos com perfumes, cremes ou até água para logo perderem o brilho e a cor do início. Mas você sabe por que as semijoias escurecem? E o que fazer quando isso acontece? Apesar de serem sensíveis aos elementos externos, com alguns cuidados e tipos específicos de limpeza é possível restaurar a aparência original para que possam voltar a brilhar como se fossem novas!   Só é preciso ter atenção quanto à prática escolhida para higienizar a joia. Os produtos, bem como a maneira como o processo deve ser executado varia conforme o metal. 

Por que as semijoias oxidam?

A principal razão para a oxidação de semijoias é o contato da superfície do metal com componentes externos de diversos tipos. O contato pode provocar reações químicas que geram mudanças físicas na aparência do metal.  Veja alguns produtos que podem causar o escurecimento: 
  • óleos corporais;
  • maquiagem;
  • enxofre;
  • suor;
  • perfumes;
  • desodorantes;
  • loções; e 
  • outras substâncias externas. 
Esse contato entre os produtos e anéis, pulseiras, colares e brincos é inevitável, o que leva naturalmente ao escurecimento. Essa alteração vai de levemente opaca a totalmente preto e sem brilho.  Tudo depende do metal do acessório, do agente externo e do nível de contato.  Quando o assunto é bijouterias, esse processo de escurecimento é ainda mais delicado. Por serem mais frágeis, elas tendem a escurecer mais rapidamente. Sem contar que até mesmo o contato com a água ou umidade pode ser suficiente para acabar com a beleza do modelo.  Ou seja, basicamente o que provoca o escurecimento das bijuterias, bem como das joias e semijoias são os mesmos elementos. No caso das bijuterias, no entanto, esse processo será acelerado devido a fragilidade do modelo, que tende a oxidar até mesmo em contato com água.

Dicas de como evitar o escurecimento e prolongar a durabilidade da semijoia.

Não é apenas o contato com produtos e soluções externas que levam ao escurecimento das semijoias, joias e bijuterias. Por isso, há algumas medidas que você pode adotar para evitar esse processo:
  • separe as semijoias em espaços diferentes: se todas estiverem na mesma caixa e se agarrarem, você terá que lidar não apenas com o escurecimento, mas também outros danos mecânicos;
  • use compartimentos próprios para os materiais: algumas pedrarias e acessórios mais delicados podem exigir um condições específicas de armazenamento;
  • evite deixar bijuterias e semijoias muito tempo em contato com a água;
  • cuidado com o uso de muitos produtos hidratantes ou perfumes na parte da pele em que o acessório vai ficar.
  • evite deixar que haja contato com produtos químicos domésticos, como detergentes para lavar louça, sabão em pó e limpadores de janelas.
  • após o uso das joias, limpe-as com um pano macio e seco.
Se você cuidar diariamente das suas semijoias, elas se manterão com a aparência de novas por muito tempo.

Como limpar semijoias escurecidas?

mão limpando um anel com flanela, simbolizando uma forma de limpar semijoias Se você perceber que alguma de suas joias estão escurecendo, saiba que existem várias maneiras de recuperá-las. Mas, tome cuidado, antes de fazer qualquer coisa, é preciso considerar de qual material o modelo é feito.  Dentre os materiais mais comuns na confecção de acessórios estão: ouro, prata, banhado a ouro e prata, cobre, metal, latão, plástico com vários tipos de pulverização e vidro. Sem contar que não podemos deixar de mencionar os elementos adicionais que incluem desde uma pedra preciosa até strass e pedras artificiais e semipreciosas. Por isso, é fundamental analisar toda a joia. Somente depois de determinar o material dela, você saberá o que fazer para remover a oxidação. Não se esqueça que existem alguns produtos específicos para limpar semijoias. Se possível, invista neles também. Agora que você já sabe por que as semijoias escurecem, fica bem mais fácil eliminar aqueles hábitos que aceleram a oxidação dos seus acessórios e lidar com aspectos que você não pode controlar, mas pode driblar, não é mesmo?  Agora que você entendeu por que as semijoias escurecem e como evitar que isso aconteça, continue aprendendo a cuidar dos seus acessórios e confira dicas para aumentar a durabilidade das suas semijoias!