Roupas color block, como aderir a esse estilo

Dois looks color block: á direita combinando amarelo e alaranjado e à esquerda combinando tons de amarelo

A tendência que explora roupas color block nos instiga a sair do básico em tons vibrantes cheios de energia!

As vitrines grifadas e os feeds das principais influenciadoras de moda estão repletos de looks que trazem o conceito de roupas color block. A tendência traz mais ousadia, modernidade e explosão. Cores vivas, vibrantes e sólidas movimentam as semanas de moda e já se apresentam nas vitrines de todas as coleções.

As roupas color block são um verdadeiro exercício que nos obriga sair da nossa zona de conforto para explorar todo o poder e a magnitude existente na mistura de cores e tons.

O Brasil com sua tropicalidade e dias ensolarados combina bem com essa tendência, não é tão incomum, principalmente nas coleções primavera-verão, vermos coleções coloridas, porém, as cores surgem sempre camufladas por estampas florais ou geométricas.

No color block as roupas e acessórios aparecem lisos, com cores profundas e absolutas. Sendo as protagonistas da composição. Que tal aprender como usar roupas color block e repaginar o visual de um jeito simples, fácil e elegante?

Vamos as dicas!

Roupas color block: como surgiu a tendência?

Mulher usa roupa color block com top vermelho e calças azuis

O vai e vem da moda sempre permite reviver eventos que outrora fizeram sucesso e marcaram uma geração e, assim, é com as roupas color block. A tendência nasceu nos anos 80 junto com todo o brilho, tons fluorescentes, decotes, maxi-acessórios e maquiagens pesadas.

Gostemos ou não, a década de 1980 foi um verdadeiro acontecimento em muitos aspectos. A juventude rebelde e amante do rock e do pop de Madonna e Michael Jackson, deixou uma rica herança que volta e meia ressurge no mundo da moda.

Usar cores e tons contrastantes em um mesmo look é uma dessas relíquias oitentistas e a base da moda color block.

O que é um look color block?

Em tradução livre “color block” significa: bloco de cor. Ou seja, cada parte da composição do look traz um tom sólido e liso. Por exemplo: uma camisa de botão rosa e calça de alfaiataria verde. Os acessórios também podem trazer as mesmas cores e tons para reforçar a tendência.

Mas qualquer cor pode ser combinada? A ideia é que não seja um look degradê, ou seja, usar a mesma cor base em tons diferentes. Mas sim, usar cores complementares (aquelas que estão do lado oposto uma para a outra no círculo de cores): roxo e amarelo, verde e vermelho entre outros.

Para quem tem um pouco de receio ou é muito tradicional e clássico na hora de se vestir, uma boa dica para investir na tendência de roupas color block é começar usando cores análogas.

Os tons análogos são aqueles que estão lado a lado no círculo de cores e possuem uma cor primária em comum: laranja e vermelho, laranja e amarelo, azul e roxo e assim por diante.

Quais são as cores color block

Cartela de cores para combinar entre si em roupas color block

Para entender melhor quais são as cores que fazem parte do look color block é preciso voltar um pouquinho nas aulas de arte do ensino fundamental. Lá fomos apresentados ao chamado círculo cromático, que é formado por 12 cores: primárias, secundárias e terciárias.

Cores primárias

São as cores base, sólidas e que dão origem a todas as outras cores e tons que conhecemos.

  • Azul;
  • Vermelho;
  • Amarelo.

Cores secundárias

São as cores que surgem a partir da mistura entre as cores primárias.

  • Verde;
  • Roxo;
  • Laranja.

Cores terciárias

São tons que surgem da mistura entre as cores primárias com as cores secundárias.

  • Vermelho-arroxeado (vinho);
  • Amarelo-alaranjado;
  • Azul-esverdeado;
  • Azul-arroxeado;
  • Vermelho-amarelado;
  •  Amarelo-esverdeado.

Esses três blocos de cores são colocados lado a lado no círculo cromático e abaixo de cada um surgem mais 4 subtons.

E, dessa forma, temos as cores: complementares (opostas) e análogas (tom sobre tom), tríade e complementares divididas.

Ufa! A tendência que traz roupas color block, permite explorar todo esse círculo de cores, porém, o mais comum e o que as passarelas mais trouxeram em suas coleções foi o uso de combinações:

  • Análogas;
  • Complementares;
  • Tríade (uso de roupas com cores complementares e acessórios de uma terceira cor sempre análoga a um dos tons).

Como combinar as cores color block

O jeito mais fácil de combinar as cores color block é seguir o círculo cromático com tons análogos e complementares. Isso porque a combinação é fácil e óbvia aos olhos e não demanda tanta pesquisa e nem gera muitas dúvidas. 

Um fato primordial da moda color block é o choque de cor. Ou seja, não é o momento de tons claros, suaves e mornos. Aqui a tendência pede cores vibrantes, sólidas, fortes e contrastantes. 

A combinação de duas cores é para chamar a atenção, para fazer você se destacar e brilhar mesmo usando peças lisas.

Combine:

  • Azul e roxo;
  •  Vermelho e verde;
  • Rosa e verde;
  • Amarelo e roxo;
  • Amarelo e azul;
  • Rosa e laranja;
  • Verde e azul;
  • Lilás e verde;
  • Rosa e vermelho;
  • Amarelo e laranja;

Lembre-se de levar em conta os subtons de cada cor. Ou seja, as cores que se complementam e se aproximam de acordo com sua posição dentro do círculo cromático.

Como usar roupa color block

Use e abuse de peças em alfaiataria com modelagem e corte mais modernos e urbanos como calças e camisas cropped. Uma saia midi plissada verde bandeira, cintura alta e uma blusa de seda marsala (vermelho arroxeado) é uma das combinações mais clássicas que essa tendência permite.

Outra boa escolha está na combinação de calça com corte wide em linho rosa, cintura alta, e um conjunto de blusa e blazer em amarelo vibrante.

Para levar mais elegância e sofisticação ao look, escolha peças com corte reto, cintura marcada e que traga leveza e caimento perfeito ao corpo.

Nada de peças muito justas, muito decote ou a união desses dois fatores. Lembre-se que a combinação de cores é a grande estrela da composição.

Para os pés podemos apostar em calçados em tons neutros como nude, caramelo e preto. Ou ainda, combinar com a cor de uma das peças, escolha um tom como principal e combine os sapatos e a bolsa.

Como combinar acessórios com roupas color block?

Cores vibrantes e fortes pedem joias poderosas, vistosas e de preferência folheadas em ouro 18k. Acessórios folheados em ródio branco ou um ouro rosé podem ser ocultados pelas cores fortes das roupas.

Brincos

Mulher de cabelo curto sorri usando brinco de argola com leão e corrente

As mulheres de cabelo curto ou que costumam usar as madeixas presas, podem investir em um belo maxi brinco. Pode ser uma argola ou um pêndulo estilizado.

Pulseiras

Mulher sorri com pulseiras e colares dourados da Francisca Joias

O mix de pulseiras também é muito bem-vindo a tendência color block, pulseiras com espessuras médias ou grandes, bolinha e braceletes colecionáveis levam glamour e sofisticação ao look.

Colares

Colar pêndulo com 5 pérolas de água doce que vão diminuindo de tamanho em blusa preta para destaque

Os colares precisam combinar sempre com o tipo do decote, um colar com pérolas ou um escapulário moderno são sempre opções certeiras e atemporais.

Anéis

Anel solitário em uma mão com unhas cor de rosa

Para as mãos, invista em anéis solitários com pedras em tamanhos generosos para que possam reinar sozinhos e completar o visual.

Ainda tem dúvidas de como combinar o look com as joias? Confira mais dicas de moda feminina para combinação de cores entre semijoias e roupas!

 

GOSTOU? COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe seu comentário