Skip to main content

Tudo sobre contraste pessoal!

O que não falta são dúvidas quando o assunto é contraste pessoal, nesse post vamos sanar suas dúvidas.

O que é? Como descobri-lo? Como saber se tenho alto, médio ou baixo contraste? São apenas algumas das dúvidas que sempre surgem com relação ao assunto, e nesse artigo separamos algumas dicas para você aplicar na sua rotina.

Acertando no contraste você acerta nas escolhas de estampas, armações de óculos, cabelo e maquiagem e até mesmo nos acessórios do seu look.

O que é contraste pessoal?

É a diferença de tons entre olhos, pele e cabelo. Ou seja, é a diferença do claro e do escuro que temos em nosso rosto, e isso é muito individual e quando você entende sobre seu contraste aprende a deixar tudo visualmente harmônico.

Os tipos que existem são baixo-claro, baixo-escuro, médio e alto. Vamos desvendar um pouco sobre cada um, dessa maneira você pode identificar o seu.

Contraste baixo-claro

O contraste baixo-claro é aquele em que há pouca diferença, mais precisamente de 1 a 3 tons de diferença entre pele, olhos e cabelo. O tom predominante é o branco na composição, de tons mais claro.

Contraste baixo-escuro

As pessoas que têm esse contraste, também possuem cores parecidas, com diferença de até 3 tons. A grande diferença é que o conjunto de cores dessa beleza é majoritariamente escura, com maior adição de preto. 

Contraste médio

O médio é aquele em que existe uma diferença intermediária de tons entre pele, olhos e cabelo, que vai de 4 a 6 tons.

Contraste alto

No alto, vemos uma grande diferença de tons no conjunto todo. Do ponto mais escuro ao mais claro, podemos ter mais de 6 tons de diferença. 

Como saber seu contraste pessoal?

Tire uma foto do seu rosto em iluminação natural, cobrindo seus cabelos caso eles sejam tingidos. Se for natural pode deixar.

Depois vá na sua galeria e abra para editar a foto. No modo saturação zere a saturação da foto, deixando-a em escala de cinza.

Avalie a foto e a diferença do claro e do escuro da sua beleza com a ajuda de uma régua de graduação de cinza. Em qual número se encaixa a cor do seu cabelo, olhos e pele?

Se a diferença do maior para o menor for de 1 a 3, você provavelmente terá um baixo contraste. De 4 a 6, possivelmente terá um médio contraste. Com mais de 6 de diferença, certamente o seu será um alto contraste

Como aplicar isso nas escolhas do dia-a-dia?

De uma maneira mais simples de ensinar quando o conjunto no seu rosto tem o contraste mais alto está liberado usar uma maquiagem mais escura, acessórios mais escuros, pois isso irá trazer harmonia ao seu rosto.

Porém se você tem um contraste claro e coloca por exemplo uma maquiagem com olhos pretos e batom vermelho, isso pesará na sua imagem, chamará mais atenção. Daí vai do seu gosto e de como você quer se apresentar para as pessoas, não é uma regra absoluta, estamos apenas mostrando o que fica mais harmônico com cada contraste.

Então se você tem contraste mais claro opte por acessórios mais claros, com cores mais abertas, maquiagens com tons neutros e assim por diante.

E aí, ficou mais fácil dessa maneira de escolher os acessórios perfeitos para seu look? Vamos deixar algumas inspirações pra você com diversos contrastes.

Lembrando que todos os acessórios vocês encontram no site da Francisca, e não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais, postamos muitas novidades por lá!