A língua portuguesa é, certamente, uma das mais difíceis do mundo e gera muitas dúvidas por causa de suas inúmeras regras e exceções. Veja se a forma correta é escrever semi joia, semijoia ou semi-joia.
Mesmo após vários anos desde o Novo Acordo Ortográfico se tornar obrigatório, ainda existem muitas dúvidas em torno dessas mudanças. As dúvidas variam entre palavras com ou sem hífen, com ou sem acento, se determinado termo deve ser escrito junto ou separado.Pensando nisso, hoje vamos ajudar você a esclarecer algumas dessas confusões em uma palavra que usamos muito aqui na Francisca Joias: semijoia ou semi-joia. Como será a forma correta? Você já vai descobrir!Continue acompanhando esse conteúdo até o final para tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas.
Semijoia ou semi-joia?
Para acabar de vez com a sua dúvida, o correto é escrever semijoia, sem hífen. Mas essa confusão tem explicação. Antes do Novo Acordo Ortográfico, a forma correta era outra, usando hífen. Muitas pessoas que cursaram o ensino médio antes de 2009 aprenderam a escrever dessa maneira, por isso a grafia correta ainda gera muitas dúvidas. O Novo Acordo Ortográfico foi assinado em 1990, mas só se tornou válido em janeiro de 2009. O projeto tinha o objetivo de unificar o idioma oficial dos 9 países que utilizam a língua portuguesa no dia a dia. O prazo para a adequação dos materiais educacionais nas escolas foi estendido até 2016, quando passou a ser obrigatório. E uma das principais mudanças trazidas pelo acordo tem relação com o uso do hífen. Quando a primeira palavra terminar com a mesma vogal que inicia a segunda palavra, o hífen deve ser inserido, como é o caso de anti-inflamatório, por exemplo.Outra mudança acontece quando o segundo termo inicia com R ou S. Nesses casos, a primeira letra da segunda palavra deve ser duplicada, como em contrarregra. E, por último, temos os casos em que o hífen foi retirado. Acontece quando a primeira palavra termina com vogal e a segunda palavra começa com uma vogal diferente ou com consoante, como acontece em autoestima e autocuidado. A palavra semijoia também se encaixa nessa descrição. Sendo assim, não se usa hífen na palavra semijoia.
Por que o termo escreve junto?
Outra dúvida comum é se a palavra ‘semijoia’ escreve junto ou separado — que, no caso, seria “semi joia”. A palavra “semi” funciona como um prefixo do termo seguinte: joia. Mas, como ela se refere a uma condição do objeto, ela deve ser usada em união.Então, mais uma vez, o correto é escrever semijoia.
Semijoia, semijoias e joias tem acento?
Chegamos a outra dúvida comum, que segue as mesmas razões da mudança do hífen, mas que diz respeito ao uso de acentos. A mesma reforma ortográfica também eliminou os acentos das palavras terminadas em ditongos abertos “éi” e “ói” das palavras paroxítonas, como é o caso da joia. Por isso, apesar da pronúncia não ter sofrido alterações, não usamos mais acento.A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo, devido às suas inúmeras regras e exceções. Mas, aos poucos e com atenção, é possível absorver todas as mudanças.
Qual a diferença entre uma joia e uma semijoia?
A ideia por trás da criação das semijoias é oferecer ao público a possibilidade de usar artigos inspirados nas joias, porém com preço acessível, para que mais pessoas possam usar.Semijoia é o termo utilizado para denominar os acessórios que não são joias e nem bijuterias. Elas são modelos produzidos com metais não preciosos, mas que são banhados com ouro, prata ou ródio. Outra diferença é que as pedras são cravadas minuciosamente, e não apenas coladas como acontece nas bijuterias. Existe uma estimativa de que as primeiras semijoias foram criadas há mais de 75 mil anos, ainda na pré-história, quando o acessório era utilizado tanto por homens, quanto por mulheres.
Por que comprar uma semijoia?
Hoje, as semijoias são acessórios de alta qualidade, que seguem tendências de moda, como os que você pode encontrar em nosso site. Sendo assim, as semijoias são produtos bem mais resistentes e com aparência mais requintada do que as bijuterias, visto que elas passam por processos parecidos aos das joias verdadeiras.Agora que você já não tem mais dúvidas se é semijoia ou semi-joia, que tal aprender um pouco mais sobre a diferença dela para as bijuterias? Convidamos você a continuar a leitura com o artigo: Semijoia x bijuteria: Qual é a diferença?