Skip to main content

Tipos de anéis: conheça os principais estilos e as ocasiões em que combinam

Os anéis são um dos itens de joalheria mais versáteis. Podemos encontrá-los em uma variedade de estilos e metais. Existem muitos tipos de anéis que podem ser usados para diferentes ocasiões, como casamento, noivado e aniversário. Conheça todos os modelos.

Os anéis são um acessório atemporal que combinam com quase tudo. Existem muitos tipos de anéis e a escolha do modelo ideal depende da personalidade, ocasião e estilo. Esses acessórios podem ser usados na mão esquerda ou direita, de acordo com algumas tradições. Seja para presentear, firmar compromisso ou apenas “dar um up” no look, há um anel certo para cada situação. No post de hoje, vamos apresentar os principais estilos e com quais ocasiões eles mais combinam. Confira!

Como identificar um anel?

Para identificar um anel, em primeiro lugar você precisa conhecer suas características, pois existem diferentes tipos de anéis. Normalmente é possível identificá-lo pela forma de uso e aparência, ou seja, por meio da mão e do dedo em que a pessoa está usando, bem como pela quantidade de pedras, cores e espessura. A seguir você entenderá um pouco mais sobre cada tópico.

Quais pedras são comuns em anéis?

Os anéis são feitos de metais como ouro, prata e platina e são compostos por vários tipos diferentes de pedras. Algumas das pedras mais comuns incluem:
  • Diamante;
  • Esmeralda;
  • Safira;
  • Opala;
  • Granada;
  • Ametista,
  • Rubi;
  • Água-marinha (aquamarine);
  • Alexandrita;
  • Ágata;
  • Citrino;
  • Topázio;
  • Turmalina;
  • Âmbar;
  • Aventurina;
  • Quartzo;
  • Cornalina;
  • Coral;
  • Fluorita;
  • Hematita;
  • Iolita;
  • Jade;
  • Jaspe;
  • Kunzita;
  • Lapis Lazuli;
  • Turquesa.
Veja também: Semijoias com Pedras Naturais Brasileiras 

Os tipos de anel mais comuns:

Agora que você já conhece as principais pedras dos anéis, confira os tipos de anéis mais comuns e saiba como identificá-los facilmente.

Anéis de compromisso

O anel de compromisso, também conhecido como anel de namoro, é comumente usado por pessoas que mantêm um relacionamento fixo. Também é costume que esses tipos de anéis sejam feitos de prata e, à medida em que o relacionamento progride, eles são trocados por ouro. Além disso, é aconselhável que o anel de namoro seja utilizado na mão direita. Anel de compromisso com zircônia

Anel de noivado

O anel de noivado é dado à mulher por seu parceiro quando eles estão noivos, para simbolizar seu amor um pelo outro. Muitas vezes tem significado sentimental que simboliza a promessa entre duas pessoas que se amam profundamente. Segundo os costumes, deve ser utilizado no dedo anelar da mão direita. Anel solitário em uma mão feminina com unhas cor de rosa

Aliança de casamento

Alianças de casamento geralmente são usadas por quem é casado civilmente ou religiosamente com alguém. Normalmente, a aliança de casamento é uma passagem de um ciclo, onde o noivado termina e o casamento de fato começa. Durante a cerimônia, mudam-se os tipos de anéis. Segundo a tradição, o anel de casamento deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda. De acordo com as autoridades religiosas, o ato se deve ao fato de que o lado esquerdo é o mais próximo do coração. Outro costume é que esses tipos de alianças sejam douradas, ou seja, confeccionadas em ouro ou pelos menos banhadas ou folheadas. Mas, para os que buscam algo com melhor custo-benefício, há uma nova tendência que são as alianças de noivado ou casamento feitas em moeda antiga ou ouro antigo. Esse material possui dourado permanente e internamente são feitas em inox. Anel de zircônia para casamento
Como compor um look com anéis de compromisso e alianças?
Seja namoro, noivado ou casamento, o usual é não tirar o anel ao sair para festas ou eventos. Por costume, este tipo de item se torna uma “parte” da pessoa, usado por ela em todos os lugares. No entanto, é possível utilizar outros acessórios que harmonizem com esses tipos de anéis de compromisso, como os solitários, pulseiras, colares, braceletes ou até mesmo aparadores de aliança. Podemos considerar que a maioria dos tipos de anéis de namoro e compromisso são neutros e combinam com tudo. É como um pretinho básico!

Anel aparador

Um aparador de aliança é um anel que você pode usar junto com seu anel de casamento ou noivado existente. Eles geralmente vêm em ouro e ródio branco e às vezes com pedras preciosas ou outros materiais neles. Tradicionalmente, as esposas recebem um aparador de seus maridos em seus aniversários de casamento, também conhecido como bodas. Por outro lado, os aparadores são ótimos porque são versáteis, quando você tem vários tipos de anéis aparador fica fácil criar looks de acordo com cada ocasião. Um belo aparador pode realçar diferentes tipos de aliança e renovar a beleza do acessório anterior. Quanto ao uso, geralmente é posicionado atrás da joia principal. Anel aparador com banho de ródio branco e fileira de zircônias

Anel de falange

Os anéis de falange são um modelo mais novo de anel e provaram ser muito populares com seus estilos únicos. Você com certeza já viu um desses, pois é bem característico: tem um número menor e costuma ser usado na parte superior do dedo (a falange), compondo um look com outros tipos de anéis, ou até mesmo pulseiras. Anel de falange dourado em formato de folha em mão feminina combinado com aliança e aparador

Anel solitário

Como veremos mais adiante, todos os tipos de anéis solitários podem ser um presente de uma pessoa ao pedir a mão de outra em casamento. Eles são normalmente usados por mulheres em seu dedo anelar direito. Solitários normalmente contém uma pedra de destaque, sendo itens que combinam lindamente com looks clássicos e modernos. É por isso que eles são tão favoritos. Existem muitos estilos diferentes para escolher, para que o acessório possa ser perfeito em diversas ocasiões. Anel solitário cravejado

Anel masculino

Existem diversos tipos de anéis masculinos, e são uma tendência popular que cresce a cada dia. Normalmente eles são feitos de prata, mas podem ser de outros metais. Os anéis masculinos podem ser usados como acessório de moda ou para simbolizar sua personalidade. Homens cristãos, hippies e punks, por exemplo, usam anéis característicos de seus ideais, como borracha, elásticos e elementos da natureza como coco (tucum ou coco), além de símbolos como caveira e cruz. Para alguns deles, é comum combinar os acessórios descolados com tatuagens nos dedos, deixando o visual com ainda mais estilo.

Anel de debutante

O anel de debutante é um tipo de anel dado a uma menina que acabou de completar 15 anos. Geralmente é um presente para comemorar o novo ciclo de vida da aniversariante, e deve ser escolhido de acordo com a personalidade da pessoa. Eles geralmente são finos e contém pedras, pode ser apenas uma ou várias. Os materiais também podem ser os mais variados, prata, ouro, rosê, banhados ou folheados a ouro. O mais importante é a lembrança de um momento tão especial. Esses tipos de anéis podem ser utilizados em qualquer mão ou dedo, conforme o gosto da debutante. Anel dourado e com banho de ródio branco em formato de coroa para debutantes

Anel de formatura

Anéis de formatura são recebidos pelos formandos um pouco antes ou no dia da festa de formatura. É um presente pela conquista do diploma e há uma tradição que sugere um tipo de cor de pedra a se presentear para cada curso universitário. Os anéis de formatura geralmente são elegantes e costumam ser usados pelos recém-formados durante sua vida profissional.

Anéis de amizade

Estabelecer um relacionamento com alguém por meio do presente de um anel é, muitas vezes, visto como uma expressão de sinceridade e profunda devoção. Algumas pessoas dão anéis a seus amigos como um símbolo de sua amizade e apreço por algo que fizeram por eles. Esses tipos de anéis costumam ser iguais, ou seja, todos os amigos usam o mesmo modelo. E podem ser usados em ocasiões em que saem todos juntos ou até mesmo no dia a dia, como lembrança da amizade.

Anéis de aniversário

O anel de aniversário é um presente a alguém em comemoração a sua data de nascimento. Deve ser escolhido de acordo com o gosto e personalidade da pessoa, para que ela possa usar muitas vezes e compor muitos visuais. Geralmente, anéis finos e com pedras são uma boa escolha para presentear, assim como os do tipo gladiador, que estão fazendo sucesso entre as blogueiras. Mulher usa anel azul com outros acessórios dourados Se você tem dúvidas em relação ao tamanho do acessório, confira esses posts e compre sem erro:

Anel De Claddagh

Anéis Claddagh são anéis tradicionais irlandeses com um coração de um lado e uma coroa do outro com duas mãos que os seguram. Eles geralmente são usados como alianças de compromisso amoroso, mas também podem ser dados a amigos ou familiares como presente. As mãos representam amizade, amor e esperança. O coração representa o amor, enquanto a coroa representa a lealdade. O uso na mão esquerda é indicado para relacionamentos amorosos, enquanto na direito para amizade e laços familiares. Por serem delicados, os anéis Claddagh podem compor looks românticos por ser um anel de coração. Ficando ótimo em passeios no parque ou até mesmo para dar uma volta no shopping ou no cinema.

Anéis infantis

Os anéis infantis são tipicamente delicados, com desenhos apropriados para a idade ou até mesmo em referência a personagens de desenhos animados. Por serem destinados a crianças, não é ideal que sejam usados o tempo todo. O item deve ser um acessório especial para festas de aniversário, sessões de fotos ou outros eventos em que a criança esteja sob supervisão de um adulto para evitar engolir.

Anéis ajustáveis

Esses são os tipos de anéis ideais para o dia a dia. Eles têm uma abertura que os faz se adaptar a todos os dedos e não pressionam caso ocorra inchaço das mãos ao longo do dia. Por terem diferentes modelos e estilos, eles podem compor diferentes looks. Anel ajustável dourado com formato de borboleta

Quais os tipos de aliança de noivado?

Há três tipos de anéis de noivado mais procurados por quem deseja pedir a mão de alguém em casamento. São eles: solitário, sobre o qual vamos falar mais a seguir; halo, que possui estilo vintage; e três pedras, onde cada uma possuirá um significado diferente. Independente do modelo, eles costumam ser mais finos e delicados, com um ar de romantismo que deixa qualquer foto de pedido de casamento mais bonita!

O que é anel de noivado solitário?

Anéis solitários são um dos tipos de alianças de noivado mais tradicionais. Geralmente feitos de uma única pedra que costuma ser o diamante, na maioria das vezes em corte redondo, brilhante ou princesa. O aro pode ser liso, trançado, ou composto por pedras menores cravejadas que embelezam ainda mais a pedra principal, que pode ser em torre média ou alta. Ao longo dos anos, o anel solitário tornou-se um presente muito tradicional não só para noivados, mas para comemorar aniversários, especialmente 15 anos, formatura e outras ocasiões especiais. Pode ser usado junto com a aliança de casamento ou em outros dedos em combinação com outros anéis. Agora que você já conhece todos os tipos de anéis, que tal renovar o seu porta joias ou presentear uma pessoa querida com maravilhosas semijoias?