Skip to main content

10 tipos de furos na orelha para diferentes estilos

Há diversos tipos de furos na orelha para quem quer sair do tradicional brinco e montar um visual nada básico

Os brincos são acessórios atemporais e fazem parte do universo da moda. Mas além da perfuração tradicional, geralmente feita após o nascimento, existem outros tipos de furos na orelha diferentes que podem ser usados para compor looks criativos.  Não há muitas informações sobre o surgimento dos brincos, mas os primeiros registros do uso desse acessório — mais especificamente as argolas — são de 2.500 a.C, nas civilizações persas e egípcias. Se hoje esse acessório é comumente utilizado pelas mulheres, nessa época os furos na orelha masculinos eram mais comuns.  Hoje esses acessórios embelezam o look de ambos os sexos, mas a origem desse acessório tem relação com o misticismo. Acreditava-se que espíritos podiam entrar nas pessoas por meio de furos e, por isso, era necessário cobrir as perfurações.  Os anos passaram e os brincos tornaram-se populares ao redor do mundo. Contudo, foi no século XX que esse acessório passou a ser democrático, principalmente por causa da famosa estilista Coco Chanel. 

Quais são os tipos de furos na orelha?

Além da tradicional perfuração na ponta da orelha, há diversos outros tipos que você pode fazer para ter um visual diferente na hora de usar acessórios para complementar o visual. Veja alguns nomes de furos na orelha a seguir.
  1. Industrial 

Para o furo industrial, é necessário realizar um furo em cada ponta da parte superior da orelha, em um formato transversal. O brinco ideal para esse formato é o de barra vertical. Como é necessário fazer dois furos, a cicatrização é um pouco mais lenta que em outros tipos de perfurações. 
  1. Tragus

O furo tragus é feito na cartilagem mais grossa da aba que fica na parte da frente do canal auditivo, sendo uma perfuração ideal para quem deseja usar um piercing discreto, mas sofisticado. Esse tipo de furo na orelha merece um cuidado maior, pois demora um pouco mais para cicatrizar.
  1. Anti-tragus

O tipo de furo de orelha conhecido como anti-tragus é feito na mesma direção do tragus, acima do lóbulo, mas no lado oposto. É uma perfuração menos usual, mas é uma ótima opção para quem deseja fazer uma composição com outros brincos e piercings. 
  1. Hélix 

A perfuração hélix é popular entre os brasileiros, sendo simples e rápida de fazer. Nesse caso, o furo é feito na cartilagem externa da parte superior da orelha. Geralmente, é usado um brinco ou piercing de argola nessa perfuração. 
  1. Anti-hélix

O tipo de furo na orelha conhecido como anti-hélix é feito na cartilagem externa da parte superior da orelha, do lado oposto ao hélix e fica mais próximo ao rosto — na dobrinha da orelha. Essa perfuração é uma opção para quem gosta de piercing de pedrinha preciosa, ou quem deseja fazer mais de um furo.  
  1. Lóbulo

O lóbulo é o tipo de furo na orelha mais conhecido, pois é o local no qual a maioria das pessoas utilizam os mais variados modelos de brinco. Ele fica na ponta da orelha, na parte superior, e costuma ser feito em bebês. Essa perfuração causa pouca dor e tem rápida cicatrização, além de permitir várias perfurações. Veja também: brinco para segundo furo 
  1. Lóbulo transversal

O furo no lóbulo transversal atravessa todo o lóbulo externo da orelha, sendo uma perfuração diferente, mas ainda pouco utilizada. Ela é ideal para quem gosta de um visual carregado de personalidade, mas é necessário ter cuidado no processo de cicatrização, pois é um furo que pode infeccionar rapidamente.
  1. Daith

A perfuração daith é feita na cartilagem interna da orelha, que fica na dobrinha próxima a entrada do ouvido. É ideal para quem gosta de usar piercing de argola. 
  1. Conch

A perfuração conch atravessa a cartilagem interna da orelha, sendo que uma ponta fica na parte da frente e outra na parte de trás. Esse furo aceita piercing de argola ou de pedrinha. 
  1. Snug

O furo snug é feito na cartilagem intermediária da orelha, na parte interna. É uma perfuração discreta e tem ganhado espaço entre as pessoas que gostam de inovar na hora de inserir acessórios na orelha.
  1. Rook

O tipo de furo na orelha rook é feito na dobrinha da cartilagem interna da parte superior da orelha, que precisa ser evidente o suficiente para fazer o furo. Como nem todo mundo tem essa dobra aparente, essa perfuração não é comum de ser feita.

Quantos furos na orelha fica bonito?

Essa é uma pergunta que a resposta varia de pessoa para pessoa. Para saber a resposta, pense: quantos brincos você acha que fica bacana? Você quer criar composições sutis e delicadas ou mais pesadas? Muitos furos podem te incomodar na hora de dormir? Pense nesses aspectos e busque inspirações na internet. Com certeza será mais fácil definir quantos furos são ideais de acordo com a sua realidade e gosto pessoal. 

Qual orelha furar a cartilagem: direita ou esquerda?

Essa também é uma pergunta cuja resposta varia. Mas, na hora de escolher, pense:
  • Para qual lado você dorme?
  • Quando você coloca o cabelo para trás, costuma colocar para qual lado?
  • Você tem alguma dificuldade de cicatrização em um dos lados?
Responder essas perguntas para si mesmo irão te ajudar a definir qual o melhor lado para fazer os furos que deseja.

Como cuidar do furo na orelha?

Independentemente do tipo de furo na orelha, é fundamental adotar alguns cuidados para garantir uma cicatrização perfeita:
  • A perfuração deve ser feita com um profissional capacitado e em um ambiente estéril;
  • Jamais realize a perfuração em casa;
  • É necessário limpar a perfuração com soro fisiológico pelo menos uma vez ao dia;  
  • Não utilize brinco ou piercing de níquel;
  • Antes do furo cicatrizar completamente, utilize brinco ou piercing pequeno; 
  • Não tire a joia antes do furo cicatrizar completamente;
  • Evite consumir alimentos gordurosos durante o processo de cicatrização;
  • Escolha joias feitas com material de qualidade e antialérgico;
  • Higienize bem as mãos antes de colocá-las no furo da orelha;
  • Evite usar roupas e outros acessórios que possam enroscar no brinco ou piercing;
  • Evite mergulhar em rio, mar ou piscina durante a cicatrização. 

Quanto tempo demora para cicatrizar furo na orelha?

A cicatrização dos furos na orelha podem variar de 3 a 6 meses. Todo o processo varia de acordo com os cuidados tomados ao longo do período, alimentação, organismo, entre outros aspectos. 

13 brincos para diferentes furos na orelha 

Agora que você conhecer quais são os tipos de furos na orelha, confira a seleção de brincos e piercings da Francisca Joias para você acrescentar ao seu look. 

1. Piercing com design de prego

2. Mix de brinco e piercing

3. Trio de brincos de argolinhas

4. Piercing com zircônias

5. Piercing ear hook

6. Piercing de pressão com design ondulado

7. Mix essência de brinco

8. Piercing de pressão com gota

9. Piercing repleto de zircônias

Piercing-Repleto-de-Zirconias-folheado-em-rodio-branco-01-Francisca-Joias

10. Piercing com design inovador

11. Piercing cravejado de zircônias

12. Brinco com piercing e pedras naturais

13. Mix dream de brinco de argola

Piercing fake para quem não quer furar a orelha

Quem tem medo de furar a pele, ou não quer encarar o processo de cicatrização, pode utilizar piercing fake na orelha. Com tantas opções, é possível trocar de acessório conforme o look escolhido para cada dia, de forma simples e rápida.  O piercing fake pode ser usado em várias partes da orelha, sendo possível a combinação de dois ou mais acessórios para criar um visual descolado e cheio de personalidade. A escolha vai depender do tipo de look que você deseja criar para a ocasião. Entre as opções, é possível escolher: Com essas dicas, você tem tudo para montar looks únicos e modernos usando apenas acessórios na orelha. Se você gosta de usar vários brincos na hora de compor o look, não deixe de conferir o post sobre ideias de brincos para orelha de 3 furos