mulher ruiva de costas exibindo tranças dos dois lados da parte de trás da cabeça
Cabelo

Tipos de trança, estilos variados para testar e ficar super estilosa

Esse tipo de penteado cheio de história dá um charme extra em todos os cabelos. Ideais para deixar os cabelos prontos para qualquer situação, alguns tipos de trança prometem bombar neste ano, e você mesma pode usar suas habilidades para fazê-las em casa. Afinal, além de estilo, o penteado traz uma rica história.  Surgida no […]

Esse tipo de penteado cheio de história dá um charme extra em todos os cabelos.

Ideais para deixar os cabelos prontos para qualquer situação, alguns tipos de trança prometem bombar neste ano, e você mesma pode usar suas habilidades para fazê-las em casa. Afinal, além de estilo, o penteado traz uma rica história. 

Surgida no continente africano, sendo parte importante da cultura local, a trança foi um dos penteados usados pela rainha Cleópatra — a chapada de fios de ouro. Já no Brasil, ela se fez presente a partir da chegada dos povos escravizados e, com o movimento hippie, conquistou todas as madeixas. 

Hoje, o penteado é cada vez mais popular: é comum ver diferentes tipos de tranças em mulheres e homens, em cabelos de qualquer comprimento e em todos os locais por onde passamos, diariamente. 

Então, prepare-se para arrasar com esses exemplos de diversos estilos de trança, que você vai conferir agora!

Tipos de trança para colocar no cabelo

Não faltam exemplos de tranças por aí! Quem não se lembra do penteado icônico da personagem Vandinha, da família Addams? Ou das tranças de Daenerys Targaryen, interpretada por Emilia Clarke, em Game of Thrones? Ou, ainda, da diva pop Beyoncé no clipe de Formation?

Para saber em quais penteados apostar, confira abaixo quais são os tipos de trança que estão em alta!

Trança boxeadora

quatro fotos de mulher usando tipos de trança boxeadora

É o grande sucesso da temporada. Ela é chamada assim, pois é comum que as atletas usem os fios nesse formato, já que o cabelo fica firme e não atrapalha o desempenho. Dá para criar adaptações, deixando os gominhos mais soltos ou fazendo o penteado em apenas uma parte dos cabelos…

Coroa de tranças

quatro imagens de mulheres loiras com uma coroa de tranças na cabeça

É uma ideia bem romântica e sofisticada, mas também ideal para esconder um bad hair day. Também é a aposta certa para aderir a um penteado que vai durar o dia inteiro, pois todo o cabelo fica trançado em volta da cabeça, formando um charmoso arco.  

Trança raiz ou nagô

quatro imagens de mulheres usando tipos de trança nago em formatos e comprimentos diferentes

São as mais tradicionais tranças africanas, feitas bem rente ao couro cabeludo. Elas podem ser aplicadas em todo o comprimento ou parcialmente, e seu principal diferencial são os desenhos criados no topo e na lateral da cabeça.

Espinha de peixe

quatro imagens de mulheres usando trança espinha de peixe

Sempre presente no tapete vermelho, a trança espinha de peixe é sinônimo de elegância. Ela também pode ser feita em todo o cabelo ou só em uma parte e, para um efeito mais despojado, é só deixar o penteado mais frouxo. 

Trança embutida

quatro imagens de mulheres de costas mostrando tipos de trança embutida em comprimentos diferentes

Versátil e prático, esse modelo de trança sai do topo da cabeça e vai acrescentando cabelo a cada novo trançado, resultando em um efeito incrível. Pode ser usada na parte de trás da cabeça e também na lateral. 

Box braids 

quatro imagens de modelos usando box braids em cores e comprimentos diferentes

As box braids são populares nos cabelos afros. Tratam-se de tranças individuais feitas em toda a extensão dos fios, usando as madeixas naturais e sintéticas — o que resulta em um visual mais volumoso e descolado, já que dá para mesclar com cabelos coloridos. 

Coque de trança

quatro imagens de modelos e atrizes usando coques de tranças

Chique e moderno, o coque de trança é o penteado ideal para uma festa. Ele pode ser feito de inúmeras maneiras, usando, inclusive, mais de uma trança e em diferentes partes do visual. 

Trança twist

quatro fotos de mulheres usando tranças twists e diferentes formatos e tamanhos

Em vez de usar três mechas de cabelo, as tranças twist usam apenas duas, criando um visual torcido que se adapta aos fios crespos. Dá para personalizar com acessórios para a trança ficar ainda mais estilosa. 

Trança invertida

quatro imagens de mulheres exibindo diferentes tipos de tranças invertidas

Que tal uma trança que começa, não na parte de cima, mas sim, na parte de baixo da cabeça?! Ela finaliza com um belo coque, destacando o trabalho trançado. 

Depois de conferir todos esses lindos tipos de tranças, você vai precisar treinar na frente do espelho, ou então chamar aquela amiga que tem habilidades manuais para te ajudar a fazer o penteado. 

Aí, é só escolher o look e um acessório que destaque ainda mais as madeixas. Nossa última dica?! Brincos, colares e fivelas vão deixar você ainda mais estilosa e com um aspecto poderoso! 

E aí, o que achou dessas dicas? Não deixe de contar para nós, da Francisca Joias!

Sabrina Nunes
Whatsapp
Telegram
Envie Seu Comentário

Francisca Joias no Instagram