Skip to main content

Venda cruzada: como essa técnica pode aumentar o lucro da sua revenda

Alguma vez você se perguntou o que pode fazer para vender mais? Eu te digo que uma ótima resposta pode ser a venda cruzada. Essa técnica é simples de colocar em prática e, o melhor, pode fazer com que você aumente o lucro de sua revenda significativamente.

A venda cruzada não tem nada a ver com a venda casada, que é proibida pelo Código do Consumidor. Ela, na verdade, é feita quando você sabe identificar quais são os produtos relacionados com outros que podem ser interessantes para suas clientes.

É bem simples. No momento em que sua cliente estiver prestes a comprar uma semijoia, você surge com outro produto que pode interessá-la. Esse produto deve ser complementar ao acessório que ela já está comprando. Fácil, não?

Mas, para colocar essa técnica em prática é bom que você se antecipe e não fique esperando até o momento que tiver oportunidade. É melhor que, na verdade, você crie a oportunidade de fazer sua venda cruzada. Quer saber o que você pode fazer? Confira as dicas que eu separei!

Não complique a vida da sua cliente

Essa é a primeira dica porque, às vezes, na ânsia de conseguir a venda cruzada, a revendedora oferece qualquer peça para a cliente, mas isso não funciona. Como eu disse acima, ela deve complementar. Do contrário, pode complicar a vida da sua cliente.

Imagina que uma cliente comprou um anel de cristais e está prestes a levar. Você pega seu mostruário e oferece para ela um anel com zircônias. São produtos diferentes? São! Mas eles são da mesma família, os anéis. Com essa atitude, você pode confundir sua cliente sobre qual dos dois levar e perde a oportunidade de uma venda cruzada. Nesse situação, o ideal seria você oferecer uma pulseira ou um par de brincos com cristais, por exemplo.

Você precisa estar bem atenta e saber que o que você vai oferecer só vai adicionar à sua cliente. Sendo assim, bons exemplos para fazer a venda cruzada são: brincos para quem tem segundo furo, unir brinco de zircônias com colares de zircônias, propor conjuntos, criar mix de pulseiras, mix de colares e mix de anéis.

Controle-se e seja simples

Outra dica importante para conseguir uma venda cruzada é ser simples. Não ofereça um monte de acessórios para sua cliente levar. Se ela está prestes a comprar um par de brincos, quer dizer que, provavelmente, ela não está disposta a levar vários produtos para casa.

Foque em mostrar um ou, no máximo, dois produtos que complementem esse par de brincos, que façam uma combinação legal e que não deixe sua cliente confusa ou incomodada.

Prepare combos de semijoias

Os combos funcionam muito para a venda cruzada. Veja, não é como na venda casada em que você só pode comprar um produto se levar o outro. Nesse caso, a cliente tem total disponibilidade de levar só um dos produtos, mas você pode montar combos para que eles sejam atrativos e ofereçam vantagens para ela. No combo, por exemplo, ela pode comprar um anel, um par de brincos e uma pulseira com desconto de 15%. Porém, se escolher um único produto desses, pagará o valor integral. Mas isso fica a critério dela.

Oferecer brinde também é uma ótima ideia. Você pode escolher alguns produtos e determinar que se sua cliente comprar dois anéis, por exemplo, ganha o terceiro. Ou se comprar um anel e um par de brincos, ganha uma pulseira.

Essas são apenas algumas dicas para que você implemente a venda cruzada e já comece a aumentar o lucro da sua revenda. Mas existem várias outras técnicas que você pode utilizar. Se sentiu falta de alguma informação ou se estiver com qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários que eu respondo para você.

Continue acompanhando as dicas aqui do blog e fique ligada em nosso canal do Youtube, Facebook, Twitter e Instagram!