De uma beleza hipnotizante, o olho grego é um símbolo semelhante a uma gota. Formada por círculos azul escuro, branco, azul claro e preto, ele é um elemento muito comum nos países do antigo Império Otomano.
Neste artigo, você vai aprender o significado do olho grego, como compor looks com o símbolo e mais. Vamos lá?
Originário nos países árabes, na antiguidade, e disseminado para outras civilizações, o olho grego sempre foi visto como símbolo de proteção.
Não contra qualquer coisa, mas uma bem específica: a energia negativa, fruto do mau olhado.
Hoje, o olho grego é popular em diferentes culturas pelo mundo afora, inclusive aqui no Brasil, um lugar tão distante das regiões onde surgiu o amuleto.
Além de representar proteção, ele também passou a dar as caras no mundo da moda. Podemos encontrá-lo estampando roupas ou fixado em acessórios.
Aqui, na Francisca Joias, você encontra uma série de joias e semijoias com esse símbolo. Oferecemos modelos para todos os gostos e estilos.
Nossos acessórios combinam com todos os tipos de looks. Do mais discreto, passando pelos elegantes, até ao mais moderno e criativo.
Então, se você também acredita no poder desse amuleto, ou simplesmente o acha bonito, confira como usar vários modelos de joias e semijoias com esse símbolo místico.
Antes de descobrir os modelos de joias e semijoias com olho grego, que tal entender melhor a origem deste símbolo? De acordo com a fé, o mau-olhado pode ser lançado por qualquer pessoa que, diante de uma situação, acaba consciente ou inconscientemente sentindo inveja.
Essa crença vem desde os tempos antigos, e se espalhou entre os gregos, hebreus e egípcios.
Como não dá para saber o momento exato que o mau-olhado será lançado, foram criados vários amuletos, e um dos mais tradicionais é o olho grego.
Então, o olho grego surgiu como um talismã protetor contra o azar que cairia sob a pessoa observada. Além da proteção pessoal, o amuleto reflete o mau-olhado na pessoa que o enviou.
Veja também: Acessórios Religiosos: Para todos os tipos de crenças
As crenças relacionadas ao mau-olhado e ao olho grego como talismã foram propagadas por todo o Império Otomano, tanto que hoje muitos modelos são feitos por fabricantes de vidro em Izmir, na atual Turquia.
O olho também pode simbolizar o olhar de Deus, que ilumina e protege as pessoas, além de transmitir a paz.
O olho colocado no meio da pedra azul é chamado de “Nazar Boncuk”, e faz parte da proteção contra o mal e a atração de boa sorte atribuída a estes objetos.
Sobre a cor azul presente no talismã, há várias explicações. A primeira é a de que a cor foi escolhida por se tratar de uma tonalidade rara nos olhos dos turcos. Outra possibilidade diz que como o mau-olhado é azul, quem carrega a cor consigo acaba não o atraindo.
Outra explicação para a cor reside em seu significado no misticismo muçulmano, onde o azul (azraq), especialmente quando tende ao preto, representa as profundezas insondáveis do universo.
Em países como a Grécia e a Turquia, civilizações às quais é atribuída a origem do olho grego, é possível observar o símbolo em uma infinidade de objetos.
Basta um passeio pelas cidades para se deparar com o amuleto estampado em qualquer coisa capaz de gerar inveja.
Por isso, os moradores penduram o amuleto nas cascas dos barcos, nos retrovisores dos carros e acima das portas de entrada das casas, restaurantes e lojas, por exemplo.
E, claro, assim como nós brasileiros, o olho grego também é usado pelos moradores na forma de chaveiros, colares, pingentes, pulseiras e outros acessórios.
Agora que já fizemos toda essa viagem para entender a origem do olho grego, que tal voltarmos ao Brasil e descobrirmos como usar esse símbolo poderoso em diversos acessórios?
Não há nada que transforme mais uma produção do que um belo acessório, não é mesmo? Então, vamos aproveitar a “magia” do olho grego para dar algumas dicas. Olha só!
Para compor um look despojado, uma opção é usar um mix de pulseiras. Para acertar, opte por uma composição de pedras e metais que combinem entre si de uma forma harmoniosa. Só tente usar correntes mais minimalistas, a ideia aqui é deixar o destaque para o olho grego.
Outra tendência muito forte para esse estilo é a combinação feita com colares de diversos comprimentos.
Escolha o estilo que mais combina com você e se jogue nas misturas com o colar olho grego. Você pode compor seu conjunto de colares completando o look, com outros pingentes que combinam com sua personalidade.
As estampas com olho grego nunca saem de moda. Para ter proteção da cabeça aos pés, você também pode usar roupas e chaveiros que levam a estampa do amuleto. Não se esqueça ainda de combinar brincos e colares com o símbolo, trazendo proteção e delicadeza ao seu visual.
Não são apenas as joias com olho grego que possuem status de amuleto. Há milhares de anos gregos, romanos, egípcios e celtas também utilizavam pedras preciosas como amuletos. Conheça o significado de algumas delas.
Você pode, ainda, combinar o olho grego com outros amuletos, como o nó tibetano ou o olho de hórus. Eles também estão relacionados com proteção. Por isso, é sempre uma boa ideia fazer seu mix de pulseiras associando-os.
Agora que você já sabe o significado do olho grego, que tal começar a compor looks com acessórios que tenham o símbolo? Na Francisca Joias temos opções para todos os gostos. Confira agora mesmo no nosso site!