O que é turmalina e qual o significado da pedra nas joias e semijoias?
A pedra pode ser encontrada em diversas tonalidades, sendo muito utilizada por joalheiros para a produção de joias e semijoias. Além do mais, possui diversos poderes espirituais e terapêuticos. Continue a leitura para saber mais sobre o que é turmalina.
Você sabia que o Brasil é considerado uma das maiores fontes de turmalina do mundo? Por aqui, essa gema recebeu até mesmo um nome brasileiro. A turmalina Paraíba, encontrada no nordeste do país, é considerada uma pedra rara e possui alto valor no mercado — além da beleza exuberante. A turmalina é muito utilizada na indústria da moda e na fabricação de joias devido à quantidade de cores nas quais ela pode ser encontrada. Além do mais, diversos poderes místicos estão atrelados a essa gema tão única. Neste post, conheça o que é turmalina e escolha uma — ou várias — para acrescentar à sua coleção de joias.
Pedra turmalina: o que é?
A turmalina é uma pedra natural semipreciosa, encontrada em diversas partes do mundo. Ela tem o nome derivado da palavra cingalesa “thoramalli”. Esse mineral é formado pela combinação de diversos compostos químicos como ferro, magnésio, manganês, cálcio, silício, sódio e lítio. Dependendo da concentração de cada composto químico, a pedra pode ser encontrada em diversas cores, incluindo em duas ou mais tonalidades. Por isso, a turmalina é considerada uma das gemas com uma das maiores disponibilidades de cores do mundo, que pode variar entre tons claros e intensos. A cor influencia diretamente no valor da pedra. Assim, a turmalina Paraíba custa um preço maior, enquanto a amarela tem um menor valor de mercado. É muito raro encontrar uma pedra grande de turmalina, e quando isso acontece, é vendida por um preço alto. A turmalina faz parte da lista de pedras de aniversário, e também é usada para presentear pessoas que nasceram no mês de outubro. Além do mais, é atrelada ao oitavo aniversário de casamento de um casal. Além do uso na indústria de joias e semijoias, a turmalina é atrelada ao misticismo, e tem poderes terapêuticos. Os povos gregos, por exemplo, acreditavam que a pedra funcionava como uma espécie de talismã. Acredita-se que a turmalina é capaz de afastar energias negativas e tem poder de cura. Veja também:Semijoias com pedras naturais brasileiras
Veja as principais variações dessa pedra e saiba o que a turmalina atrai
A turmalina pode ser encontrada em diversas cores e tonalidades, inclusive com mais de uma cor. Além do mais, o brilho e a cor da pedra podem variar de acordo com o ponto de visão e com a intensidade da luz. Todas as versões de cores são exuberantes e têm um charme único.
Qual o significado da turmalina?
As pedras turmalinas possuem várias “funções” e possuem diversos significados. Confira mais sobre elas e o que elas atraem, abaixo.
O que é turmalina negra
A turmalina negra tem uma coloração bem escura devido à composição rica em cálcio. Apesar de ter o valor mais baixo que outras gemas, ela tem um forte apelo místico, sendo muito usada no esoterismo.Entre as propriedades místicas, a turmalina negra é capaz de dissipar energias e sentimentos negativos, e também pode ser usada para limpeza dos chacras. Além do mais, favorece o sistema imunológico, afasta o estresse e a melancolia.
Turmalina paraíba
A turmalina Paraíba tem esse nome porque foi encontrada pela primeira vez em uma mina no estado da Paraíba, no nordeste brasileiro, em 1987. Devido à concentração de manganês e cobre, essa “pedra brasileira” é encontrada com uma coloração azul esverdeada, com um brilho intenso e marcante.
Qual o valor de uma turmalina?
A turmalina Paraíba é considerada uma das gemas mais raras do mundo devido à sua cor única, e tem o maior valor entre os tipos de turmalina e outras pedras. Um grama dessa gema pode chegar a ser vendida por mais de R$ 4 milhões.Ademais, uma pedra pequena e com cor viva pode ser mais cara do que uma pedra grande e com pouco brilho. No misticismo, essa gema afasta as energias negativas, restaurando o equilíbrio entre corpo e mente. Além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no bom humor.
Turmalina amarela
A turmalina amarela, também conhecida como turmalina canário, foi descoberta relativamente há pouco tempo se comparada aos outros tipos. A tonalidade dela, geralmente, é puxada para um amarelo com tons alaranjados, mas também há variações alaranjadas e amarronzadas. A turmalina amarela, para o misticismo, é usada para tratamentos terapêuticos, sobretudo na região abdominal. Além disso, ajuda a abrir os caminhos espirituais.
Turmalina rosa e vermelha
A turmalina rosa, chamada de rubelita, apresenta diversas tonalidades a depender da concentração de manganês. Algumas versões podem ser confundidas com o rubi, por exemplo. No misticismo, a rubelita está atrelada à feminilidade e ao amor. Uma das gemas mais bonitas, ela tem uma coloração “rosa choque”. Além do mais, a turmalina pode ainda ser encontrada em versões multicoloridas, como o caso da “melancia”, que tem as cores verde e rosa parecidas com essa fruta. No misticismo, essa gema contribui para o bom humor. Pela cor intensa, é usada para limpeza dos chacras sexuais e amorosos, para auxiliar na vitalidade corporal e melhorar o humor.
Turmalina azul
A turmalina também é encontrada na cor azul (indicolita), que apresenta uma tonalidade mais escura ou clara (conhecida também como safira brasileira). Essa pedra pode ser encontrada com um fundo esverdeado, mas ainda assim, é considerada uma gema azulada. Assim como a Paraíba, a turmalina azul é considerada rara. No misticismo, essa gema está atrelada ao conhecimento, e por isso é muito usada por pessoas que desejam alcançar o desenvolvimento intelectual e pessoal.
Turmalina verde
A turmalina verde, conhecida também como verdelita, tem alta concentração de ferro e titânio, que causam uma tonalidade de verde com um brilho intenso. A verdelita pode ser confundida com uma esmeralda. Essa é uma das gemas mais usadas na indústria da moda e de joias devido à beleza da pedra. O interessante é que a turmalina verde pode ter diferentes tons da mesma cor, indo do mais claro até o mais escuro. No misticismo, essa gema atrai prosperidade, sucesso e dinheiro. Além disso, a turmalina verde é usada em tratamentos terapêuticos devido à propriedade da pedra transferir a energia curativa que possui. Já a “safira brasileira” é usada para combater o estresse. Veja também:Jade, a pedra queridinha das celebridades
Turmalina incolor
A turmalina também é encontrada na versão incolor, conhecida também como acroíta — com uma tonalidade quase branca. No misticismo, essa gema é usada junto ao filtro dos sonhos, devido a sua propriedade de promover sonhos premonitórios. Além disso, essa pedra estimula a criatividade.
Por que a turmalina é usada nas joias e semijoias?
A turmalina é muito usada na fabricação de joias e semijoias devido à disponibilidade de cores, diferentemente de outras pedras naturais. É provável que uma turmalina não tenha a cor exatamente igual à outra. Além do mais, essa gema tem alta dureza, o que faz com que essa pedra seja muito resistente. Por isso, é comum encontrar anel de turmalina, pois essa joia pode suportar o uso diário sem danificar. Mas, isso não significa que não se deve tomar cuidados para preservar a joia, pois ela apresenta menos resistência que o diamante, por exemplo. Para quem gosta de um visual colorido, sem dúvidas, uma joia com essa pedra é capaz de destacar qualquer look. As joias com turmalina são encontradas nas tonalidades rosa, verde, azul, vermelho e incolor. A turmalina melancia também costuma fazer sucesso entre os joalheiros. Entretanto, a turmalina negra não costuma ser usada para fabricação de joias. Para quem deseja utilizar a turmalina como amuleto, é importante realizar a limpeza energética da pedra com frequência. Para isso, você pode utilizar água e sal grosso. Se você é adepta aos poderes curativos e espirituais das pedras preciosas, aposte em uma joia com turmalina para incrementar o visual, seja para o dia a dia ou para uma festinha noturna.
Aprenda tudo sobre as pedras e seus significados
Além da turmalina, há diversas pedras naturais que podem ser usadas para captar, interceptar ou liberar energias, proteger do mau-olhado e atrair os bons presságios. As mais comuns são esmeraldas, ágata, ametista e água-marinha. Agora que você já sabe o que é turmalina e se você não abre mão de sair de casa sem um amuleto precioso, confira o nosso post sobre os significados das pedras preciosas e saiba como usá-las de acordo com o que você deseja atrair — ou se livrar. Ah, não esqueça de conferir o site da Francisca Joias na hora de comprar a sua próxima pedra da sorte, hein?!